A democracia está longe de ser uma forma de governo perfeito, e muitas vezes, acaba sendo menosprezada por alguns brasileiros, principalmente pelos mais jovens, que não vivenciaram os terríveis anos da ditadura militar.
Convenhamos que o atual cenário político brasileiro acaba “municiando” alguns brasileiros, muitos jovens, que absurdamente chegam a defender, sem qualquer tipo de embasamento, a volta do regime militar.
A nova geração, já nasceu com pleno direito de liberdade de expressão, de criticar, reivindicar e questionar, principalmente nas redes sociais.Sendo assim, é natural que em muitos casos, a liberdade de expressão não seja devidamente valorizada.
O Jornal de Bragança e Região, com apenas 7 meses de vida, já carrega em sua história a primeira tentativa de proibição de divulgação de uma notícia, trata-se da condenação do empresário Edmilson Regazzo, um dos realizadores da Festa do Peão de Bragança Paulista. Branco, como é conhecido, foi condenado por falso testemunho, e improbidade administrativa, em 1ª e 2ª instâncias, cabendo recurso.
A emissora que realizou o primeiro debate entre os candidatos a prefeitura da história de Bragança Paulista, em 2012, a Rádio O Caminho FM, também sofreu a tentativa de censura da notícia pelo mesmo empresário.
No entanto, a emissora acaba de ganhar, justamente no ano de comemorações do seu décimo aniversário, juntamente com o Jornal de Bragança e Região, o que considera um grande presente, garantido pela Constituição Federal.
Presente este, que veio através da decisão do MM. Juiz Dr. André Gonçalves de Souza, que indeferiu a liminar que pedia para que os dois veículos de comuniação não divulgassem notícias sobre a condenação de Edmilson Regazzo, o Branco.
O Jornal de Bragança e Região continuará firme em seus propósitos, sempre exercendo o bom jornalismo, sem perseguições, pura e simplesmente relatando os fatos, doa a quem doer.
Sabemos que, infelizmente, essa pode não ser a última vez que alguém tenta impedir a divulgação de uma notícia, mas para isso, temos o nosso departamento jurídico, muito bem representado pelo talentoso Dr. Enzo Montanari.
Continuaremos fazendo um jornalismo sério e confiando no Poder Judiciário, neste caso, representado pelo MM. Juiz Dr. André Gonçalves de Souza. E quando falamos em judiciário, não há como deixar de citar a frase do ex-ministro do STF, Ayres Britto “Quanto mais se fortalece a liberdade de imprensa, mais se robustece a democracia. Quanto mais se robustece a democracia, mais se fortalece a liberdade de imprensa”.