Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
03/02/2016 às 20h29min - Atualizada em 03/02/2016 às 20h29min

DESTEMIDOS

Em um passado não muito distante, jamais imaginaríamos que a Justiça, especialmente a brasileira, pudesse um dia, ao menos investigar um político “poderoso”, um empresário afortunado, uma autoridade ou personalidade. Definitivamente, e para o bem da Nação, esse tempo ficou para trás.

O tempo passou, as instituições se fortaleceram na mesma medida que a democracia, e acrescente neste contexto uma geração de juristas destemidos. Não quer dizer que os juristas de outras gerações não fossem destemidos, absolutamente, mas talvez não tivessem mecanismos para mostrar sua “sede de vingança”.

O fato mais novo que podemos citar é o “Caso do Fórum de Atibaia”, como ficou conhecido, onde a justiça afastou os prefeitos Saulo Pedroso (PSD), de Atibaia, e Anderson Luis Pereira, o Magrão (PV), de Pinhalzinho. Neste mesm caso são investigados um suplente de vereador e um grande empresário.

Por falar em Atibaia, o ex-presidente Lula está enrolado com um sítio que fica na cidade, reformado pela empreiteira envolvida no petrolão, a Odebrecht. A reforma do sítio que no papel, está no nome de um amigo do ex-presidente e sócio de seu filho, custou aproximadamente R$700 mil reais.

Saindo do campo político, partindo mais precisamente para os gramados, Neymar Junior, seu pai e mais dois dirigentes ligados ao Barcelona foram denunciados pelo Ministério Público Federal de Santos, por sonegação de impostos e falsidade ideológica. De acordo com os Promotores, os denunciados forjaram diversos documentos entre 2006 e 2013 com um único objetivo, deixar de pagar parte dos impostos para a Receita Federal brasileira.

Todos citados neste editorial não foram condenados, e muito menos estamos condenando-os, não é esse o papel da imprensa séria e responsável. Mas o fato é que temos muito o que comemorar, afinal, um passo gigantesco vem sendo dado nos últimos anos, fazendo jus ao termo: a justiça é cega.

Que as instituições se fortaleçam cada vez mais, e que os juristas que aí estão e os que estão por vir, sejam cada vez mais DESTEMIDOS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90