Na terça-feira (26), os usurário do ônibus da linha do bairro Anhumas, zona rural de Vargem, se depararam com um comunicado dentro do veículo, anunciando a suspensão da linha a partir do dia 1° de novembro.
“Comunicamos ao senhores usuários que a partir de 01 de novembro de 2021, próxima segunda-feira, por ser altamente deficitária, esta linha não mais será atendida, conforme comunicação já feita à Artesp". Assinou o comunicado a empresa Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus.
Alguns dos usuários, ouvintes da Rádio O Caminho FM, entraram em contato com a emissora, relatando que eles dependem do transporte público para irem ao trabalho, em Bragança, e pedindo ajuda, já que não podem ficar sem a condução. “Já não temos ônibus nos feriados e aos domingos. Só temos um horário durante a semana, e agora estão querendo tirar tudo?”, questionou Lucimara, uma usuária do ônibus, que disse que o ônibus tem, sim passageiros.
O Departamento de Jornalismo da Rádio O Caminho FM, entrou em contato com a empresa, que inicialmente, na terça-feira, dia 26, disse que não tinha conhecimento da informação, mas que iria apurar.
Caio Figueiredo, assessor do prefeito de Vargem, informou a jornalista Luci Miranda, da Rádio O Caminho FM, que o prefeito se reuniu com os diretores da empresa Nossa Senhora de Fátima, na quinta-feira (28), solicitando a manutenção da linha. “São cerca de 20 pessoas que podem perder o emprego, se não tiver ônibus. Então, conversarmos com a empresa, para tentar manter a linha. A empresa, não prometeu, mas se comprometeu a nos dar uma resposta nos próximos dias”, disse ao contar que a empresa argumentou que o número de passageiros não paga as despesas e que já há algum tempo a linha dá prejuízo. "Mas, o prefeito pediu para que mantenham, até que haja uma solução que não afete os usuários", disse Caio.
Aos usuários da linha, o prefeito de Vargem, Leodécio de Lima, disse através do WhatsApp que protocolou o pedido de adiamento da suspensão da linha, junto à empresa e que está, com sua equipe, vendo o que pode ser feito juridicamente para impedir o fim da linha.
O que diz a empresa Para a reportagem da Radio O Caminho FM, a empresa Nossa Senhora de Fátima disse na manhã desta sexta-feira, dia 29, que irá, por enquanto, manter a linha. “Por enquanto não terá alteração nenhuma, não”, disse Cristina, a responsável pela comunicação.
Artesp A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), confirmou que a empresa Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus protocolou pedido de paralisação temporária de um dos veículos por conta da baixa demanda de passageiros. “Mas, com data ainda não definida”.