As fotos são da rua Estanislau Augusto, em Pinhalzinho, e foram tiradas há cerca de dez dias. Os moradores, disseram que já haviam solicitado a retirada do lixo e entulho à Prefeitura, mas que não haviam sido atendidos, até aquela data.
O Chefe da Secretaria do Meio Ambiente de Pinhalzinho, José Henrique Sperendio, disse que todos os bairros são atendidos pela coleta de lixo e de entulho. Quanto ao lixo, o problema, segundo Sperendio, é que no período de férias, aumenta a demanda por causa do aumento de número de chacareiros que passam mais dias na cidade. “Nesse período, a Prefeitura não tem estrutura, nem física nem financeira para atender em um ou dois dias. Então atrasa um pouco”, disse.
Quanto a rua mostrada nas fotos, ele explicou que em Pinhalzinho não há serviço de caçambas e que, por isso, a coleta é feita pela própria Prefeitura, gratuitamente. São dois tratores e quatro funcionários. “A coleta é feita o dia todo, e a gente não vence.”
Nova Regra para entulho
Sperendio explicou que agora existe uma nova regra no município, que determina que o morador tem de avisar a Prefeitura e informar o dia que irá colocar o entulho na rua, para que assim ele seja retirado o mais breve.
O chefe do Meio Ambiente chamou atenção para outra questão. “As pessoas jogam tudo no lixo, a maioria não tem consciência do que deve ou não deve colocar no lixo. E nem tudo pode ser descartado na rua, ou nas caixas de lixo que tem na zona rural. As pessoas têm de ter mais consciência sobre o lixo”, finalizou.