Para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, agentes comunitários de saúde de Socorro, juntamente com integrantes da equipe de endemias da Vigilância em Saúde, estão realizando visitas diárias a imóveis em potencial para a proliferação do mosquito. Além de residências, as visitas acontecem em locais de grande circulação, como escolas e estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Prefeitura, quando são encontradas larvas do mosquito, o material é recolhido e encaminhado à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em Campinas, para análise.
Visitas
De novembro de 2018 a janeiro de 2019, foram realizadas 7.975 visitas através de onze equipes. Em 2019, houve um caso de dengue confirmado em Socorro, no qual o paciente foi infectado durante uma viagem à outra cidade.
Dia “D”
O Dia D da campanha acontece neste sábado (16), a partir das 8h da manhã. A equipe de Vigilância em Saúde vai percorrer a rua Andrelino de Souza Pinto coletando criadouros do mosquito. Os moradores não devem colocar entulhos ou móveis usados em suas portas, o descarte de volumosos deve ser feito nos Ecopontos da cidade.
A Prefeitura pede que a população colabore com a campanha, recebendo bem os agentes, que estarão devidamente identificados.