Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
15/03/2024 às 13h24min - Atualizada em 15/03/2024 às 13h24min

Socorro inaugura o primeiro Núcleo de Atendimento à Mulher do país

Autoridades da região e do Estado participaram da solenidade

Foto: Prefeitura de Socorro

Na manhã de quarta-feira (13) foi inaugurado o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM) da Delegacia de Polícia de Socorro, marcando uma nova fase no combate à violência doméstica na cidade.

“O NAM representa um avanço significativo na proteção das mulheres, proporcionando um ambiente de acolhimento e suporte especializado às vítimas de violência. Socorro é a primeira cidade do Brasil a dispor de uma estrutura como essa”, disse a Prefeitura.

A delegada Leise Silva Neves ressaltou a importância do NAM. “Antes desse espaço, a vítima chegava à delegacia e se via obrigada a relatar seus problemas na frente de outras pessoas. O núcleo surge com o intuito de preservar a privacidade e de prover esse acolhimento humanizado. Daremos o nosso melhor a fim de que esse espaço contribua para as vítimas saírem daqui mais empoderadas, sabendo que não estão sozinhas”, comentou.

O vice-prefeito Henrique Cézar destacou a rede de proteção existente em Socorro, envolvendo diversos órgãos e instituições. “Essa rede não começou a ser construída hoje. Criamos um ambiente favorável ao diálogo. Hoje, o Poder Público atua para institucionalizar políticas que vão ajudar a combater e a diminuir a violência doméstica na nossa cidade”, apontou.

O prefeito Ricardo Lopes expressou orgulho pelo trabalho conjunto que resultou na criação do NAM. “Esse espaço simboliza nossa preocupação em dar atendimento humanizado no momento que as mulheres mais precisam. Nos sentimos orgulhosos em ver as instituições trabalhando em defesa desse cuidado”, concluiu.

O Núcleo de Atendimento à Mulher visa integrar os serviços de apoio e acolhimento, garantindo uma resposta rápida e eficiente às vítimas. Além da inauguração do NAM, também foram entregues certificados do seminário “Aspectos Transversais da Lei Maria da Penha e seus Reflexos na Atuação da Polícia Civil”.

Várias autoridades da região estiveram presentes, entre ele o delegado seccional de Bragança Paulista, Dr. Sandro Montanari Ramos; o delegado de polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 – DEINTER2 Campinas, Fernando Bardi; o delegado de polícia, representante do secretário estadual de Segurança Pública em exercício Osvaldo Nico Gonçalves, Nelson Munhoz; a juíza de direito titular da 1ª Vara de Socorro, Dra. Fernanda Yumi Furukawa Hata; além de representantes da Ypê, que realizou doações para o espaço.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90