O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Departamento de Desenvolvimento Rural da cidade de Socorro, acompanhou o abate de 12 bovinos que ingeriram cama de aviário (frango), no dia 7 de julho.
Os animais foram interditados através da Defesa Agropecuária de São Paulo, pois, na legislação vigente, é proibido que ruminantes (bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos) recebam em sua alimentação proteína de origem animal.
“A medida se faz necessária a fim de que se evite, nestes animais, a transmissão da doença da Vaca Louca ou Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB. Neste caso, pode ser transmitida aos seres humanos pelo consumo da carne dos animais doentes”, explicou a Prefeitura.
Os responsáveis pelo Serviço de Inspeção Municipal-SIM acompanharam o abate dos animais, certificando-se que as partes conhecidas como Material Especificado de Risco (MER), fossem removidas, segregadas e destruídas. “O Serviço de Inspeção Municipal-SIM atua para que os alimentos de origem animal (carne, lácteos, pescados, mel e ovos) cheguem à mesa com qualidade, salvaguardando, assim, a saúde das famílias”, frisou.