18/11/2015 às 23h59min - Atualizada em 18/11/2015 às 23h59min
Pré-candidatos de Pinhalzinho, Tuiuti e Vargem falam de suas pretensões políticas para 2016
Foto: Divulgação Na edição do mês de outubro, o Jornal de Bragança e Região entrevistou três políticos da região (Atibaia, Bragança e Pedra Bela) que anunciaram suas pré-candidaturas. Seguindo o critério de ordem alfabética, nesta edição outros candidatos falam da intenção de disputar as eleições municipais de 2016. Todos são cautelosos ao afirmarem que são pré-candidatos, já que a escolha depende da aprovação de seus nomes pelos seus respectivos grupos políticos e da convenção, que só acontece no ano que vem.
Em Pinhalzinho Lauro de Lima (DEM), que já foi prefeito por três mandatos (um mandato de 6 anos e outros dois, de 4 anos), somando 14 anos à frente da Prefeitura, é discreto ao falar da sua pré-candidatura, apesar de ele ser o presidente do partido. “O meu nome deve ser lançado na convenção e ser for escolhido, ai posso ser candidato”, disse.
Sobre o que lhe motiva a voltar à Prefeitura, Lauro é categórico. “Eu faço parte da política de Pinhalzinho e entendo que temos de lutar pelo nosso município”, disse ao frisar. “Dos nomes que surgem como pré-candidatos em Pinhalzinho, eu sou o único ficha limpa”.
Outro nome que ventila como pré-candidato na cidade de Pinhalzinho é de Aparecido Benedito de Lima, conhecido por “Dito da Nela”. Por telefone, ele disse ao Jornal de Bragança e Região que prefere não falar sobre uma possível pré-candidatura.
Em Tuiuti, três nomes já são anunciados como possíveis pré-candidatos. Um deles é o de Milton Custódio (PTB), vereador que cumpre o quarto mandato, sendo na última eleição o mais votado. Ele chegou a ser presidente da Câmara (2011/2012). “Devido a experiência do Legislativo e atendendo a cobrança da população, então resolvi ser pré-candidato até que se decida em pesquisa a candidatura”, informou. José Mauricio Garcia Berthold (PSDB) é outro nome que surge em Tuiuti como pré- candidato. E não é um novo nome, não. Berthold foi o primeiro prefeito de Tuiuti, em 1993, um ano após a cidade ser elevada à município. Na época não havia reeleição, então ele deixou o cargo e seguiu trabalhando até se aposentar, em 1999. Mas agora está de volta à política. “O pessoal vem me procurando, pois entendem que depois que eu saí da Prefeitura, a cidade mudou pouco em relação a desenvolvimento. Não é minha ambição, mas pela procura que tem havido, a gente vê essa possibilidade”, disse.
O terceiro nome é o do vereador Adilson Dias (PV), que está no terceiro mandato. Apesar de pertencer ao mesmo grupo do vereador Milton, o nome dele também é cotado para concorrer ao pleito em 2016. Os dois são da oposição a Berthold e também ao grupo do atual prefeito, Jair Fernandes, o Nande (DEM). “A gente não concorda com a forma que a cidade vem sendo administrada e a gente quer mudar isso. De um modo geral, esta administração está ruim”,frisou.
Em Vargem, Pedro Silva, afirma que é pré-candidato as eleições em 2016. Ele é fundador do PSDB no município e presidente da sigla. Foi vereador por dois mandatos (93-96 / 97-2000), e vice-prefeito de 2005 a 2008. “Vamos montar uma chapa juntos, eu e o Claudinho da Julia (PSDB), sendo eu a prefeito e ele a vice, ou ao contrário”, disse. Ao ser questionado sobre o motivo de voltar à política, ele é categórico. “Eu nunca estive fora da política, estou sempre ajudando, buscando recursos. Agora volto à disputa, porque acho que ainda tenho de dar minha parcela de contribuição à Vargem. É em época de crise que os bons administradores têm de ajudar”, frisou.
Outro possível candidato é o vereador Edivaldo Cardoso de Oliveira, conhecido como Vardão Barduíno, do PMDB. Mas ele não afirma que é pré-candidato, prefere dizer que caso o grupo escolha o seu nome, ele se colocará a disposição.