Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
04/12/2019 às 20h00min - Atualizada em 04/12/2019 às 20h00min

Coluna Luci Miranda

Olá leitores, queria dizer que este espaço está a sua disposição. Nos envie assuntos para o e-mail luci.miranda@jornaldebraganca.com.br

Nomofobia

Esse é o nome dado a dependência em tecnologia. O termo foi cunhado a partir das palavras no–mobile, ou  “sem celular”, na tradução do inglês. Ela é considerada uma síndrome e precisa ser tratada. Especialmente porque um levantamento feito pelos pesquisadores londrinos, constataram que um a cada 4 jovens no mundo (23%) apresentam comportamento classificável como vício.  Isso significa que eles demostram sinais de ansiedade quando são privados do celular e que o tempo gasto usando o smartphone prejudica a realização de outras atividades, além de que é possível afirmar que o vício nesses dispositivos pode também estar associado a sintomas como estresse, tristeza, falta de sono e problemas na escola.

Dezembro Vermelho

O último mês do ano marca a luta contra a AIDS, lembrado anualmente no dia 1º de dezembro. Em Bragança, a Prefeitura disponibilizou neste mês, testagem rápida, orientações e aconselhamento a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em diversos pontos da cidade. Dados da Secretaria da Saúde mostram que, 528 pacientes fazem uso da medicação de Terapia Antirretroviral, 198 dispensações da medicação Profilaxia Pré-Exposição e 142 pessoas foram atendidas com a Profilaxia Pós- Exposição (PEP), que reduz o risco de infecção em situações de exposição ao vírus (Violência Sexual, Relação Sexual desprotegida e Acidente com material biológico).

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90