Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
17/10/2018 às 09h38min - Atualizada em 17/10/2018 às 09h38min

Coluna Luci Miranda

Olá meninas!!!
Hoje tem variados assuntos nesta coluna. Mas vamos começar pelo “Outubro Rosa”, claro, afinal é para isso que ele foi instituído. 

Qual é o período ideal fazer o autoexame?

Quem esclarece isso para nós, é o médico ginecologista Marco Antônio Carvalho, que explicou que o autoexame deve ser feito uma vez por mês, sempre após o período da menstruação.  “Terminou a menstruação, é o período ideal. E presenciando qualquer anormalidade, deve procurar o médico”. 


Ah, e mesmo as que não menstruam devem fazer mensalmente o autoexame, sempre no mesmo dia do mês.



Com que idade devo fazer a mamografia?

Dr. Marco Antônio Carvalho explicou ainda, que mulheres que têm casos de câncer de mama na família, principalmente se o caso foi do lado materno, devem começar a fazer a mamografia aos 35 anos. Para aquelas que não têm esse histórico, o recomendável é a partir dos 40 anos. “É importante ficar sempre atento à saúde, porque a gente tem de querer viver bastante, mas com saúde”.

A nossa amiga Edna, enviou através do meu insta, a seguinte pergunta: Eu tenho dores constantes embaixo das axilas, mesmo fora do período menstrual. Devo me preocupar?

Resposta: Não, o câncer não vem acompanhado de dor. A dor provavelmente deva ser, do que chamamos de mama acessória, que são glândulas mamarias nessa região. Na maioria das mulheres elas atrofiam na puberdade, mas em algumas, elas continuam e causam incômodos. Apesar de simples, o tratamento é cirúrgico.

Envie perguntas para mim, sobre qualquer assunto, e encaminharei a especialistas. 

Pelo insta: @lucimiranda.jornalista.



Agenda Cultural

No sábado, dia 20, estreia em Bragança a peça de teatro infantil, O Mágico de Oz. Com direção de Cris Pacheco, o espetáculo será no Bragança Garden Shopping, às 17h, com entrada gratuita, em frente ao Supermercado Da Praça. Vale a pena conferir!! 
E volta à Bragança a premiada comédia “Suicídio Patrocinado”, do autor bragantino Pedro Fabrini. O espetáculo acontece na Casa de Cultura no dia 13 de novembro, uma terça-feira. Parte da renda será destinada aos projetos sociais da ONG Viva Vila.  Ingressos na Banca do Pardal, na praça Raul Leme, no centro de Bragança, ou na ONG Viva Vila. 



Abraço Gratuito

Olha que legal gente!! O Asilo São Vicente de Paulo, do Jardim Público, de Bragança, está completando 114 anos. E para agradecer a população, a equipe estará com alguns vovôs e vovós, na raça Raul Leme, no centro de Bragança, na quinta-feira, dia 25, ás 10h, distribuindo abraços gratuitos, uma forma simbólica de dizer Obrigado.  Apareça por lá! #EuVou
Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90