Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
14/08/2019 às 11h45min - Atualizada em 14/08/2019 às 11h45min

Sem vacina, não haverá campanha antirrábica em agosto

Foto: Pixabay


De acordo com a Prefeitura, neste ano Tuiuti não terá campanha de vacinação antirrábica no mês de agosto, como acontece anualmente. Isso, porque o município foi comunicado pelo Ministério da Saúde, e também pelo Governo do Estado de São Paulo, que não receberá as doses da vacina antirrábica. “Por isso, a imunização dos animais não será efetuada neste ano”, informou a Prefeitura, ao dizer que segundo a nota do Ministério da Saúde, a entrega da próxima remessa da vacina pelo laboratório fabricante está prevista para ocorrer a partir de novembro de 2019. “Com isso, o Governo Federal informou que as doses serão utilizadas para a vacinação animal em áreas de risco do país, sendo que o Estado de São Paulo não está incluído nessa relação de regiões prioritárias”.

Ministério da Saúde 

O Jornal de Bragança e Região entrou em contato com o Ministério da Saúde que disse que, neste ano, foram enviadas mais de nove milhões de doses da vacina antirrábica para cães e gatos a todo país, cabendo aos estados fazer a distribuição a seus municípios. “Como já informado, o Ministério da Saúde aguarda uma nova entrega do laboratório fornecedor da vacina antirrábica, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina.
A pasta está empenhada em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada”, disse ao ressaltar que os municípios que tiveram confirmação de casos de raiva em animais, receberão as doses para a realização da campanha, a partir de remanejamentos dos estoques no país.

A raiva

É uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90