Apesar de ser obrigatório fazer o cadastramento biométrico, a maioria dos eleitores de Atibaia e Bragança Paulista, segue fazendo jus ao ditado de que “Brasileiro deixa tudo para a última hora”.
O prazo termina às 18h do dia 19 de dezembro e, apesar de parecer longe, os Cartórios avaliam que ocorram grandes filas a partir de novembro, já que a procura, hoje, é muito pequena.
O Jornal de Bragança e Região esteve no Cartório de Bragança (27ª Zona Eleitoral) e constatou que como os Cartórios estão praticamente vazios, o eleitor tem levado cerca de 10 minutos, apenas, para fazer a biometria. Isso porque a Justiça Eleitoral reforçou o quadro de funcionários, visando esse serviço.
Atibaia tem cerca de 107 mil eleitores, e ainda faltam fazer o cadastramento biométrico, cerca de 60 mil.
Em Bragança a situação não é diferente, dos 126 mil eleitores, aproximadamente 56 mil fizeram o cadastramento.
Em Atibaia, segundo o chefe do 016º Cartório, André Lourenço, são 11 cabines, e nove funcionários a mais para atender a demanda. “Mas diariamente não atingimos a meta estipulada pela Justiça Eleitoral, porque as pessoas não estão comparecendo, como prevíamos”, disse ao demonstrar preocupação. “Corremos o risco de não fechar a conta, de não atingir a meta de cadastrar cem por cento dos eleitores”, frisou.
Os Cartórios funcionam das 8h às 18h. Para fazer o cadastramento basta levar o título de eleitor, documento com foto e comprovante de endereço.
Eleitores de Pedra Bela, Tuiuti e Vargem, pertencem ao 298ª Zona Eleitoral, de Bragança. Pinhalzinho pertence ao Cartório de Socorro.
Outras Informações
(11) 4412 6136 (Cartório Atibaia) / (11) 4034 0480 (27ª Zona Eleitoral - Bragança) e (11) 4032 0188 (298ª Zona Eleitoral - Bragança).