Devido ao alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo que nforma sobre grande volume de chuvas no período de 18/10 a 20/10, Bragança Paulista já está com planejamento pronto e equipes estarão de plantão para atender possíveis ocorrências.
"Já foram mobilizadas diversas secretarias caso haja a necessidade de atendimento de emergências. A Secretaria de Segurança e Defesa Civil já está com equipamentos preparados e equipe da Defesa Civil de plantão, bem como a Secretaria Municipal de Serviços também manterá equipes de plantão. O SAMU estará operando normalmente e poderá ser acionado pelo telefone 192", disse a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana manterá viatura de plantão das 6h até as 22h para atendimento a emergências de trânsito, incluindo bloqueio de vias em caso de alagamento ou queda de árvores.
O Corpo de Bombeiros do município também está em alerta. Segundo a corporação, todos os equipamentos, como botes e motosserras foram revisados e estão disponíveis para atender possíveis ocorrências. A equipe também se mantém em alerta caso haja necessidade de aumento de efetivo.
A Energisa emitiu comunicado informando que está preparada com seu plano de contingência.
ALERTA DE TEMPORAIS
Segundo o Governo do Estado, pode haver tempestades em diferentes regiões e a atenção especial é para cidades do interior. Os maiores volumes pluviométricos são esperados para as regiões da Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. De acordo com a Defesa Civil, os índices previstos são de 200 milímetros para essas áreas.
Os grandes volumes de água vêm acompanhados de rajadas de vento que podem chegar a mais 60 km/h e granizo.
A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
A população deve ficar atenta e, em caso de chuva e ventos fortes, deve evitar áreas abertas e encostas. É preciso ainda cuidado com quedas de árvores. Orientação é para que as pessoas busquem abrigo e um local seguro. Também há alerta para retirar equipamentos eletrônicos das tomadas e, durante o período de tempestades, evitar o uso de telefones fixos e até mesmo aparelhos celulares, principalmente se estiverem com carregador na tomada. Apenas ligar em caso de extrema necessidade. Há alerta ainda para não se aproximar de fios ou cabos partidos.
RECOMENDAÇÃO
A recomendação para motoristas é evitar transitar em locais com histórico de alagamento no caso de chuvas fortes e estacionar os veículos em locais mais elevados e distantes de árvores.
Em caso de emergência, ligue: Defesa Civil - Emergências 24h - (11) 4603-1880 / (11) 4035-7480 ou 153 (números da Guarda Civil Municipal), Corpo de Bombeiros - 193, SAMU – 192.