Na manhã de quarta-feira (7), o Bispo de Bragança, Dom Sérgio Colombo, concedeu uma coletiva de imprensa para falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, e o lema “Vós Sois Todos Irmãos”.
Dom Sérgio explicou que a violência não interessa somente à igreja católica, mas a toda a sociedade. “De algum modo fomos, somos ou seremos vítimas dessa violência que não é só bala perdida, ou assalto, ou assassinato. O que a igreja chama a atenção é para a violência ampla, mais complexa, que só desaparecerá quando a gente for capaz de ver o outro como ser humano, como parte de nós, habitando o mesmo mundo, bebendo a mesma água, pisando no mesmo chão.” disse.
Dom Sérgio destacou ainda, que quando as pessoas olharem para o semelhante sem preconceito, sem julgamento, mas como irmão, sujeito de dignidade, como parte de si, ai a violência começa a acabar. “Precisamos olhar com fraternidade, inclusive para nós mesmos. A partir do momento que eu me amo, que valorizo a vida, que cuido de mim, olho os outros assim também”.
O Bispo falou também sobre o perdão. “Vivemos numa sociedade que não tem perdão. Precisamos promover a cultura da paz, a reconciliação e justiça”.
Dom Sérgio citou ainda o tráfico de drogas como fonte de violência, a fome, a falta de acesso à Saúde, fatores que podem levar a violência. Ele enalteceu a importância da família.
A campanha da Fraternidade começa na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos. Nesse período, a igreja trabalha a campanha nas suas comunidades, refletindo como superar a violência.