A Secretaria de Saúde, anunciou na manhã desta sexta-feira (16), no Paço Municipal, nova estratégia de combate à dengue, a nebulização veicular. Durante a aplicação as pessoas não devem sair de casa. Quando ouvir a sirene, as pessoas devem abrir portas e janelas deixando as cortinas abertas. É importante isolar-se em um cômodo por 30 minutos animais e seus bebedouros, crianças, idosos e pessoas com asma e bronquite.
Segundo a Secretaria de Saúde, os bairros com maiores incidências de casos são: Jardim Recreio, Jardim Águas Claras, Vila Bianchi, Júlio Mesquita, Matadouro, Jardim Fraternidade, Hípica Jaguari, Jardim São Miguel e Vila Municipal.
Na reunião, também foi abordado sobre a arboviroses, o aedes, das ações desenvolvidas pelo município como visitas casa a casa; bloqueio de controle de criadouros, que identifica se na casa ou num raio de 300 metros do caso suspeito de dengue, há focos do mosquito; utilização de larvicida para não deixar o mosquito nascer; coleta e análise de larvas; visitas a pontos estratégicos e imóveis especiais como borracharias, desmanches, sucateiros; feiras do Posto de Monta e do Taboão para entrega de folders e conscientização com a presença do “Mosquito da Dengue”, arrastão de limpeza entre outros.
Morte Confirmada
Atualmente, Bragança Paulista está com 1.287 notificações e 551 casos positivos para dengue. Há um óbito confirmado, sendo homem, 49 anos, além de um óbito que está em investigação para a doença, sendo criança de 06 anos, do sexo masculino. O município aguarda o resultado do exame. “Há pessoas internadas em leito de enfermaria e UTI na Santa Casa e no HUSF pela doença”, disse a Secretaria.
A população pode fazer denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue através do e-mail: [email protected] ou pelo número (11) 4033 0283.