Por Luci Miranda / Produção:Luis Henrique Domingues
O ano de 2024 é marcado pelas eleições municipais de prefeito e vereadores, que acontecem no dia 6 de outubro. Em Bragança, são 127.472 eleitores aptos a irem às urnas.
No entanto, o que chama a atenção é o número de eleitores que estão com o título cancelado, que soma 26.311. Além disso, outros 1.962 estão com o título suspenso. Juntos, são 28.273 eleitores que, se não regularizarem o título, não poderão votar. Só para se ter uma ideia, o número é maior que o número total da população da cidade Piracaia, que tem 26.029 mil habitantes. Os dados são referentes aos dois Cartórios Eleitorais da cidade (27ª zona e 298°).
“Eleitores nessa situação terão implicações na hora de assumir uma vaga em concurso público, ao tirar passaporte e até problemas como o CPF”, explicou Flávia Gambogi Pinheiro Porto, chefe substituta do 27° Cartório Eleitoral.
Como regularizar As pessoas que estão com o título cancelado ou suspenso, devem ir até o Cartório Eleitoral, a que pertence, até o dia 8 de maio, levando os documentos pessoais e comprovante de residência.
Quando o título é cancelado ou suspenso Isso acontece quando o eleitor deixou de votar em três eleições consecutivas e não justificou ou não pagou a multa. Já a suspensão de título ocorre quando um cidadão foi condenado pela justiça, ou em caso de prestação de serviço militar.