Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
18/10/2023 às 16h26min - Atualizada em 18/10/2023 às 16h26min

Câmara terá de dar posse a vereador que havia sido cassado



Cumprindo determinação judicial, a Câmara Municipal de Bragança Paulista terá de dar posse ao cargo de vereador, a Eduardo Simões, cassado em outubro do ano passado sob a acusão de assédio sexual.

Segundo a assessoria de comunicação do Poder Legislativo, a posse será nesta quinta-feira (19); até a tarde desta quarta-feira, a Câmara não havia determinado o horário. "
A posse é um ato administrativo interno não tendo participação do público", informou o Legislativo, ao ser questionado pelo Jornal de Bragança e Região se na posse poderia ter presença de público.

Sidiney Guedes, que havia assumido a cadeira de vereador, voltará à suplência da vaga. "A Câmara informa que entrou com todos os recursos cabíveis e espera a decisão da Justiça", disse a assessoria de comunicação.

Entenda o caso

Na semana passada, o caso deu uma reviravolta, quando o juiz Eduardo Gomes dos Santos, da 1ª Vara Civel de Bragança Paulista, emitiu uma decisão parcialmente procedente a uma ação movida por Eduardo Simões contra a Câmara, na tentativa de reverter sua cassação. E ele conseguiu.

O juiz fez apontamentos e deixou claro que “o judiciário não é órgão revisor de atos administrativos, para tanto, não se pode decidir sobre o mérito destes, mas sim, confirmar ou não, a legalidade do ato” e acrescentou que houve vícios formais no trâmite da votação da cassação.

Segundo o juiz, “há um único vício formal do processo” já que a votação foi realizada sem individualizar as acusações/denúncias e com isto, se tornaria nula, “de modo que ficam invalidados todos atos praticados a partir dela, o que culmina na nulidade do Decreto Legislativo nº 03 que cassou o mandato do vereador”.

Na sentença o juiz condenou o município a pagar os salários e vantagens não recebidos por Eduardo Simões desde a data da cassação do cargo de vereador, em 25 de outubro de 2021, até a efetiva reintegração, devidamente atualizados, pela taxa SELIC.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90