O dia de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (8) não é feriado nacional e sim ponto facultativo e, portanto, considerado feriado em alguns estados e municípios onde a folga é determinada por lei. Em São Paulo, por exemplo, é feriado municipal. Neste ano, das 27 capitais brasileiras, 13 optaram por dar ponto facultativo, enquanto em 14, será feriado municipal.
Os Bancos, por exemplo, não têm atendimento presencial aos clientes na quinta-feira (8), mas na sexta-feira (9), o atendimento é normal.
“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 8/6 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, 09/6.
Nas repartições públicas, municipal, estadual e federal, será ponto facultativo tanto na quinta e na sexta-feira, dia 9, voltando o expediente normal na segunda-feira, dia 12 de junho.
Bragança e Atibaia