“Nós vamos depender de uma ação na Justiça”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bragança e Região (SISMUB), Carlos Alberto Martins de Oliveira, ao se referir ao reajuste anual dos salários dos servidores públicos municipais da cidade de Tuiuti, referente à 2015. Segundo ele, foram realizadas duas Assembléias, a última no dia 10 de junho, mas sem acordo, já que a proposta apresentada pelo prefeito Jair Fernandes Gonçalves, o Nande, (DEM), é de um abono de R$ 30,00 mensais. “O salário deles está defasado por dois anos consecutivos”, frisou Carlos Oliveira.
Nande, confirmou ao Jornal de Bragança e Região, que a proposta foi, de fato, de um abono mensal aos servidores e disse que a situação financeira da Prefeitura não lhe permite reajustar os salários, apesar de estar previsto na Constituição Federal. “Eu sou muito pé no chão e sei que se concedermos o reajuste de 6%, iremos estourar a folha de pagamento e comprometer o salário deles de novembro e dezembro, bem como o décimo terceiro. A Prefeitura não tem dinheiro para reajustar o salário deles”, disse.
Na edição do Jornal de Bragança e Região, de março, o presidente do SISMUB avaliou que somando o reajuste de 2014 e 2015, a porcentagem chega a quase 15%, que é apenas referente à inflação. “Não estamos nem falando em perda salarial. Isso é só o índice da inflação anual. Isso causa indignação dos servidores”, encerrou.