Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
07/06/2017 às 13h14min - Atualizada em 07/06/2017 às 13h14min

DOROTÉIA - De Nelson Rodrigues

Foto: Divulgação

Em releitura do clássico de Nelson Rodrigues, um dos maiores dramaturgos do Brasil, Jorge Farjalla desconstrói o Teatro Cetip para montar a arena de Dorotéia.

Para comemorar seus 60 anos de carreira, Rosamaria Murtinho interpreta a protagonista e vilã Dona Flávia na peça Dorotéia. Encabeçando o elenco de mais dez atores, Rosamaria e Letícia Spiller, interpretando Dorotéia, encenam pela primeira vez um Nelson Rodrigues nessa montagem que tem direção e encenação de Jorge Farjalla, mantendo e ampliando o diálogo com questões contemporâneas.

Escrita em 1949, Dorotéia fecha o ciclo das obras do teatro desagradável de Nelson Rodrigues, intitulado pelo crítico Sábato Magaldi como “peças míticas” sendo a única farsa escrita pelo autor. O texto é uma ode à beleza da mulher onde a heroína, título da obra, segue em busca da destruição de sua própria beleza para se igualar a feiura de suas primas Dona Flávia, Maura e Carmelita.
Matriarca da família, Dona Flávia recebe Dorotéia, ex-prostituta que largou a profissão após a morte do filho e vai buscar abrigo na casa de suas primas, onde vivem também Maura e Carmelita, num espaço sem quartos e onde há 20 anos não entram homens. Três viúvas puritanas e feias, condenadas à desumanização e à negação do corpo, dos sentimentos e da sexualidade.

Na história desta família de mulheres, o drama se inicia com o pecado da avó que amou um homem e casou-se com outro. É neste momento que recai sobre todas as gerações de mulheres da família a “maldição do amor”. 

O motivo central que organiza a peça é o dilaceramento do espírito humano e o delírio que se constitui através da fissura, das vontades. As personagens são “fissuradas” por algo que não podem ter: o sexo. A convivência entre prazer e pureza em que ao mesmo tempo são cortadas ao meio pela tensão daí decorrente, que termina por destruir as formas de vida, ou seja, a personagem central pecou e se arrependeu. Arrependeu?

Dorotéia é uma mistura de sonho, pesadelo, desatino e destino irremediável. Por um momento paira a esperança de que a maldição não se cumprirá, mas ela é irreconhecível.

Serviço :
Teatro Cetip 
Rua Coropés, 55 – Pinheiros – São Paulo 
Temporada de 12 de maio a 02 de Julho

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90