18/11/2015 às 20h13min - Atualizada em 18/11/2015 às 20h13min

Por que será que está tão barato?

Quando fazemos um mau negócio é comum escutarmos as seguintes frases: “O barato sai caro”, “não tem milagre”, “comprou gato por lebre”, entre outras. No meio tecnológico isso não é diferente!

Houve uma vez que eu fiquei em torno de uma hora explicando a relação de custo/benefício para um cliente que queria comprar um computador para sua loja, ou seja, mostrando qual era a especificação ideal para que ele não comprasse algo que não atendesse a sua necessidade básica e também não comprasse algo muito exagerado e gastasse muito, ou seja, “matar uma formiga com um tiro de canhão”.

Após alguns dias, eu fui até a loja dele e vi o computador que ele havia comprado. Ele me disse que o computador novo era pior que o seu computador mais antigo, que ele havia comprado há alguns anos. Dessa forma, fui verificar o que havia de errado e para minha surpresa a especificação era muito inferior a qual eu havia recomendado.

Inicialmente eu pensei que o cliente tinha sido enganado pela “malícia” de algum vendedor mal intencionado, mas quando expliquei o motivo dessa discrepância de velocidade, ele tomou uma face de entendimento e falou. “Então era por isso que estava tão barato no site”. Quer dizer, ele fazia ideia que tinha algo errado, mas mesmo assim comprou. Esse é um típico caso que o cliente só verificou preço e acabou fazendo um mau negócio, pois o computador mesmo sendo novo era de desempenho inferior ao seu antigo.

Outra situação que complementa minha ideia ocorreu com outro cliente que me ligou querendo um orçamento. Como era um produto comum, eu falei o preço de imediato. Em contra proposta, ele mencionou que queria comprar esse mesmo produto pela metade do preço do que eu havia lhe falado. Como era um cliente que tinha liberdade, eu brinquei falando. “Claro que encontra, contrabandeado você encontra até mais barato”, e após escutar isso ele deu risada e entendeu a mensagem.

Concluindo, ao comprar um produto, procure saber o porquê da diferença de preço, pesquise em mais de um lugar, principalmente com a facilidade que temos hoje com a internet. É possível você fazer um bom negócio pagando barato por um produto de qualidade, mas “quando a esmola é demais até o santo desconfia”.

Link
Relacionadas »
Comentários »