05/08/2015 às 18h15min - Atualizada em 05/08/2015 às 18h15min

Para navegar é preciso ter malícia

Os sites e programas evoluíram com o tempo, se tornaram cada vez mais agradáveis, intuitivos, entre outros benefícios que facilitam o uso dessas ferramentas. Entretanto, essa evolução também trouxe alguns inconvenientes. Hoje, para se navegar na internet é preciso saber onde vai clicar para não cair em armadilhas. O mesmo acontece ao instalar programas que você faz download da internet, não basta ir clicando no botão “avançar”, até terminar de instalar. É necessário ver com cuidado o que é instalado.

Para ficar mais fácil o entendimento eu faço uma analogia com a segurança dos bairros. Em uma cidade, há bairros que você sabe que são mais perigosos que os outros, o que não quer dizer que se você for até eles, você vai ser assaltado. Mas, claro, a chance é maior e para diminuir essas chances, uma certa “malícia”, ajuda. Na internet é a mesma coisa, existem sites que são mais seguros, que você pode navegar de olhos fechados e outros que você tem de ter uma malícia, senão acaba caindo nas armadilhas.

Estou chamando de armadilhas aqueles sites de download que têm vários botões para fazer download e o usuário, leigo, não descobre qual é o correto, então após descobrir o botão certo já instalou vários programas que mudaram a página inicial do seu navegador e plug-ins que fazem abrir inúmeras propagandas sem clicar em nada.

É comum também nessas armadilhas instalar programas que simulam um antivírus e os programas afirmam que seu computador tem milhões de vírus e para remover é necessário comprar a versão paga do programa, algo que deixa o usuário, leigo, preocupado. Muitas vezes ele acaba pagando sem precisar.

Mesmo assim, se você passou por essas pedras no caminho e fez o download correto do programa, lembre-se, não se pode relaxar, é preciso atenção sempre. Na instalação de alguns programas, se você não tomar cuidado serão instalados “programas maliciosos” juntos. Isso ocorre principalmente com os programas gratuitos.

Resumidamente, a internet evoluiu de todas as maneiras, para o lado bom e lado ruim, então tenha atenção no que vai clicar e instalar e, se mesmo assim tiver dúvida, peça ajuda para usuários mais experientes, você pode evitar muita dor de cabeça.

Link
Relacionadas »
Comentários »