19/06/2015 às 17h57min - Atualizada em 19/06/2015 às 17h57min

É possível viver sem internet?

Em um congresso que fui recentemente, havia um trabalho que falava da relação comunicação e sociedade, ou seja, explicava que a comunicação muda a sociedade e seus hábitos. Como isso, lhe pergunto, é possível vivermos sem internet nos dias atuais?

Devido ao preço baixo de alguns recursos tecnológicos, muitos procedimentos estão mudando para procedimentos on-line e deixando os modelos tradicionais na história. Por exemplo, você já imaginou fazer novamente sua declaração de imposto de renda no papel? Pode ter certeza que não será algo agradável!

Mas essa mudança tecnológica que traz comodidade, também causa certa dependência. Há profissões tradicionais que não necessitavam de internet, mas nos tempos atuais,  exerce-las sem esse auxílio é quase impossível. Posso citar algumas, como exemplo: Advogados em seus processos online; Contadores com entrega e consulta de formulários; Comerciantes para emissão de notas fiscais; Corretores, Despachantes, entre outras tantas.

No Brasil, a internet chegou há 20 anos com o sistema discado, atualmente não é uma das melhores do mundo em custo e qualidade, mas tem gerado mudanças importantes. Imagine você sem os recursos do Google, Facebook ou WhatsApp?  Muitos ficariam bem desesperados em passar um dia sem internet, principalmente os mais jovens que já nasceram com essa tecnologia presente em suas vidas.

Resumidamente, a internet mudou nosso hábito e contém, sim, vantagens e desvantagens, é claro que mais vantagens. A internet é um recurso essencial e a sua ausência pode provocar um grande transtorno, por isso exige atenção, tanto que é direito humano declarado pela ONU desde 2011. É importante também que fiquemos cada vez mais exigentes com as operadoras para obter uma internet de boa qualidade, pois sua melhoria traz mais benefícios para a sociedade.

Link
Relacionadas »
Comentários »