Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
07/05/2015 às 17h35min - Atualizada em 07/05/2015 às 17h35min

Garanta sua privacidade!

Hoje nossas fotos não são gravadas em filme (negativo) e, muitas vezes nem reveladas, nossos áudios não são gravados em fita cassete, nossos vídeos de recordações não estão mais em fita VHS. Tudo isso passou a ser digital e estão sendo gravados em pen drive, HD externo, celular, tablet, laptop, e-mail, disco virtual, entre outros. Mas se esses dados caírem em mãos erradas, que transtornos podem causar?

Com a tecnologia evoluindo cada vez mais rápido, nossos dispositivos estão ficando cada vez menores e móveis, com isso, aumenta também seu esquecimento, perda ou roubo. Se isso acontecer e você não tiver nada que pos sa causar problemas, não tem porque se preocupar. Mas se conter, o que é comum hoje em dia, é melhor saber proteger seus dados! Por exemplo, um pen drive perdido na rua contendo documentos pode causar o mesmo problema que documentos perdidos na rua.

Um recurso de segurança fácil de utilizar em um celular ou tablet é a tela de bloqueio disponível no próprio sistema operacional do dispositivo. Mas cuidado, ela pode ser removida por uma pessoa que tenha conhecimento da área.

Se você quer proteger seus dados completamente, a tela de bloqueio não é suficiente. Para que eles fiquem protegidos é necessário configurar o recurso de criptografia do sistema ou de um aplicativo externo. Os aplicativos de criptografia também podem ser utilizados para proteger dados em pen drive, HD externo e cartão de memória.

Para notebook a regra é a mesma, coloque uma senha de bloqueio de acesso, isso já inibi muita coisa, mas não protege seus dados completamente, para proteger utilize uma ferramenta de criptografia.

Outro recurso muito utilizado são os aplicativos de localização e bloqueio remoto que podem aumentar a esperança de recuperar seu dispositivo e não causar transtornos financeiros para adquirir um novo.

Não é necessário ficar fissurado em segurança e ficar com medo de tudo de ruim que pode acontecer. É importante entender que pequenas precauções podem prevenir muitos acidentes e que coisas ruins acontecem todos os dias com pessoas boas e ruins. Espero que essas informações ajudem você a não ter esses imprevistos desagradáveis.

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90