Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
08/04/2015 às 17h21min - Atualizada em 08/04/2015 às 17h21min

Se o seu computador pifar, você tem o plano B?

É muito comum eu escutar a frase “minha vida está dentro desse computador”, pois só depois de acontecer algum problema é que a pessoa se atenta que seus dados mais preciosos estão somente naquele computador e se ela perder esses dados terá um enorme transtorno.

Na verdade, problemas ocorrem de todas as maneiras e a qualquer instante. Há casos que o computador já tem apresentado algo suspeito, indicando que ocorrerá um problema mais grave, entretanto, também há casos que ele “pifa” em qualquer instante e nessa segunda alternativa vem a outra frase comum “ele estava funcionando normalmente”.

Com toda essa fragilidade que o acaso te proporciona, se você não fizer uma cópia de segurança (backup) dos seus dados importantes, tem a possibilidade de perdê-los. É claro, se o computador não ligar, não quer dizer que você perdeu todos seus dados, na minoria dos casos é que isso ocorre, mas você gostaria de somente contar com a sorte?

Para você não ser pego de surpresa com uma notícia desagradável como essa, você tem que ter um plano B, e se seus dados forem muito importante, Plano C, Plano D, etc.

Nunca confie em um só meio de armazenamento e armazene em um local ideal. Vou dar alguns exemplos: 1) Gravo meus dados somente no meu pen drive ou HD externo, se cair no chão ou queimar eu posso perder as informações, ou seja, tenha uma cópia em outro lugar. 2) Gravo meus dados em DVD e deixo eles em um local que não é o ideal, ele pode descascar ou riscar e assim perder seus dados. 3) Gravo meus dados em HD externo e DVD, só que pegou fogo na empresa e as cópias estavam lá.

Temos hoje várias ferramentas que nos ajudam nessa tarefa. Temos programas, como o Cobian, que fazem cópia automática com senha, desde que instalados e configurados corretamente. Há também os discos virtuais (Google Drive, Dropbox e outros) que permitem sincronizar dados com vários dispositivos e ter acesso a esses dados em qualquer lugar do mundo por meio da internet.

Se mesmo assim, eu fiz o backup e deu tudo errado. Tem empresas especializadas em recuperação de dados, que aumentam suas esperanças, mas não quer dizer que farão milagre. Em minha opinião, esse serviço de recuperação não é algo barato, então se previna para não ter sustos.

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90