11/02/2015 às 17h13min - Atualizada em 11/02/2015 às 17h13min

Quando devo fazer uma revisão no computador?

Assim como outros equipamentos, o computador necessita de uma revisão geral para prevenir problemas. É claro que essa revisão na maioria das vezes é efetuada somente quando o computador já apresenta alguns problemas ou até não liga mais, entretanto o correto é efetuar essa revisão periodicamente para que diminua a possibilidade do seu computador parar de uma hora para outra, ainda mais naqueles momentos que o computador é essencial.

Essa revisão é importante porque tanto o computador de mesa como portátil tem um sistema de refrigeração que puxa o ar do ambiente para dentro e sopra para fora o ar aquecido pelos componentes eletrônicos. Essa circulação de ar trás a sujeira para dentro do computador provocando tela azul, desligamento, aquecimento e mau contato. Assim, essa limpeza física (poeira) é tão importante quanto a limpeza virtual (arquivos).

O serviço de limpeza deve ser feito por um profissional da área para que não danifique os componentes e para descobrir quando realmente é necessária a limpeza, porque esse período pode variar de acordo com o local que está o computador e do cuidado do usuário. De uma forma geral, o período médio para limpeza é de 12 meses para uso doméstico e 6 meses para uso profissional.

Porém, mesmo você tendo toda precaução necessária e sendo bem remota a possibilidade de problemas ocorrerem, não deixe de efetuar a cópia de segurança (backup) de seus dados em pen-drive, HD externo, armazenamento nas nuvens ou até em DVDs.

Não podemos esquecer que para um bom funcionamento do computador também é necessário efetuar a limpeza de disco, que inclui apagar arquivos e programas desnecessários, manter seu antivírus atualizado, entre outros bons hábitos.

Ao fazer a revisão preventiva no computador, não tenha dúvida que diminuirá muito as surpresas e prejuízos causados pela ausência do computador. Por isso, se você não gosta de fortes emoções, previna-se!

Link
Relacionadas »
Comentários »