Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
13/01/2015 às 17h06min - Atualizada em 13/01/2015 às 17h06min

Wi-Fi gratuito é seguro?

Está cada vez mais comum vermos avisos de Wi-Fi gratuito nas lanchonetes, restaurantes, padarias, hotéis, entre outros locais públicos. Mais é seguro conectar-se nessas redes?

A resposta é não. Porque uma Wi-Fi pública qualquer pessoa pode conectar-se nela, diferente de uma rede doméstica ou corporativa que só tem acesso quem possui a autorização (senha). Com isso, caso uma pessoa que tenha conhecimento conectar-se nesta rede é possível espiar as informações pessoais do seu dispositivo ou as informações que está sendo transferida no momento que você está navegando.

Então eu só devo usar o serviço de internet da minha operadora de telefonia e eu não devo usar um Wi-Fi gratuito? A resposta também é não. Você pode conectar na internet pública, porém é necessário tomar algumas precauções para garantir a privacidade das suas informações.

Então siga algumas dicas quando utilizar o Wi-Fi público:

-Navegue em sites que criptografam (embaralham) os dados, ou seja, os sites que iniciam com “https”.

- Evite sites que necessite de dados pessoais como lojas virtuais, bancos, webmails, entre outros.

- Mantenha seu firewall, antivírus e compartilhamento de arquivos devidamente atualizados e configurados.

- Ative o recurso extra de segurança dos serviços on-line, como por exemplo, Gmail e Facebook. Dessa forma, toda vez que você entrar na sua conta é verificado se seu dispositivo tem cadastro, se não tiver, é enviado um código por SMS para obter permissão de acesso, aumentando assim a segurança da sua conta e evitando que ela seja roubada.

Nunca estaremos completamente seguros, não importa qual rede que estamos conectados, mas podemos reduzir os riscos com pequenas ações.

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90