Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
19/12/2018 às 09h15min - Atualizada em 19/12/2018 às 09h15min

Coluna Dr. Antonio Ricardo

Assunto é sedentarismo

Final de ano chegou e com ele as promessas de mudanças para o novo ano. E que tal prometer sair do sedentarismo? 

Você sabia que, de acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo já é o quarto fator de risco a provocar doença cardiovascular, perdendo apenas para o diabetes, a hipertensão e o tabagismo. Por isso, vamos voltar a falar hoje, sobre a importância de trocar o sofá, a cama, a televisão, pela atividade física de forma regular. Isso vale para todas as idades.

No Brasil, o que também nos tem deixado preocupados é o estilo de vida das crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos de idade. Isso, porque de cada cinco pessoas nessa faixa etária, apenas uma faz exercício físico. É bom lembrar que, o sedentarismo é causado por vários aspectos, como uso excessivo do celular, do videogame, o tempo que os adolescentes ficam conectados às redes sociais, a falta de incentivo e até a questão de segurança, que mudou a rotina de muita gente.

Outro dado alarmante é que no Brasil, apenas cerca de 20% a 23% dos adultos praticam exercícios, o que é uma pena, pois a atividade física para pessoas com mais idade, melhora a flexibilidade, que com o passar dos anos diminui. Além disso, o exercício diminui também o risco de osteoporose, diminui a resistência à insulina e com isso afasta o risco de diabetes, de pressão alta e provoca a perda de peso. Ou seja, praticar exercícios tem uma série de benefícios.

Lembrando que nunca é tarde para começar, mas se você tem algum problema de saúde, consulte seu médico para saber quais exercícios são indicados.  

Ah, e mesmo para os mais jovens, é recomendado fazer um exame médico antes de sair correndo, nadando ou malhando por ai.
Por hoje é só, Feliz Natal e que 2019 seja um ano de hábitos saudáveis e qualidade de vida! 

Fica o convite para que você curta minha página no Facebook/DrAntonioRicardo. 

Até a próxima!

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90