11/07/2018 às 15h40min - Atualizada em 11/07/2018 às 15h40min

Coluna Dr. Antonio Ricardo

E você, tem tomado a quantidade ideal de água?

Um estudo do Instituto Europeu de Hidratação mostra a importância da ingestão de Água, inclusive em jejum. Isso, porque 75% do nosso corpo é formado por água. Por isso, é importante, logo ao acordar e se levantar, tomar dois copos de água, ainda em jejum. Isso deve ser repetido ao longo do dia, até completar, pelo menos, dois litros de água. Em regra geral, são 2,5 litros para homens e 2 litros para mulheres. Ou multiplicar seu peso por 0,03. Mas há grupos que precisam de mais ou de menos água. 

A água é essencial para o bom funcionamento do corpo humano, mas não se deve esperar sentir sede para se hidratar, pois a sede é o corpo em alerta, informando que o “reservatório” de água está baixo. 

O nosso organismo perde água através do suor, urina, respiração, fezes e pele. As quantidades perdidas são maiores num clima com altas temperaturas, em elevada altitude ou no aumento da atividade física. Por isso, a quantidade a ser ingerida, varia de pessoa para pessoa. 

Crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando e os idosos são os grupos mais susceptíveis à desidratação, por isso devem beber bastante líquido.

É bom lembrar que são inúmeros os benefícios de tomar água. Em resumo, a pessoa que se hidrata bem, tem melhora no fluxo sanguíneo do cérebro e então terá uma melhor perfomance cerebral. A pele fica protegida do envelhecimento, menos enrugada, mais bonita. A água ajuda na absorção dos alimentos durante a digestão, a água participa de todas as reações químicas do organismo. No rim ela ajuda na limpeza, na eliminação de toxinas do corpo, do excesso de potássio, ácido úrico e de uréia. A água é benéfica, inclusive, para o bom funcionamento do intestino, entre outros tantos benefícios. 

Além disso, é muito importante a hidratação durante a após a prática de exercícios físicos.

Na dúvida sobre a quantidade que deve ingerir, pergunte ao seu médico. Mas lembre-se, beba água ao longo do dia e mantenha se hidratado, inclusive agora no inverno. 

Por hoje é só, fica o convite para que você curta minha página no facebook/DrAntonioRicardo. 

Até a próxima!

Link
Relacionadas »
Comentários »