Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
13/06/2018 às 15h39min - Atualizada em 13/06/2018 às 15h39min

Coluna Dr. Antonio Ricardo

Hoje vamos falar de um tema interessante. Sobre as fezes!

Você sabia que algumas doenças graves podem ser diagnosticadas pelas fezes? Sabe aquela pessoa que tem intestino regulado e de repente passa a ter diarreia, ou aquela pessoa que percebe sangramento ao fazer a higiene? Isso tudo é um sinal.
Cor, cheiro, textura, cada aspecto das suas fezes pode indicar doenças que vão de infecções a tumores. 

Então vamos lá! Você alguma vez olhou suas fezes, o aspeto dela?

As pessoas que têm alteração, como diarreia ou sangramento, devem levar essa informação até o médico de confiança. As fezes falam muito a respeito de nossa saúde. 

Por exemplo, as pessoas mais jovens, podem ter doenças inflamatórias intestinais, doença de crohn, os pólipos, que podem causar sangramento, entre outras. Nas pessoas mais velhas podem surgir a doença diverticular, o câncer de reto ou de intestino grosso, entre outras. 

Já as diarreias crônicas, também podem indicar problemas relacionados a intolerância à lactose, ao glúten, ou indicar verminosa. Então, é muito importante examinar as fezes. Nas consultas, sempre perguntamos como vai o intestino, se ele está normal, se está preso ou muito solto. O intestino preso, por exemplo, pode ser causado pelo hipertireoidismo, por alguns analgésicos mais fortes, pela falta de mobilidade, que é o caso de pessoas acamadas.

As nossas fezes nos dão sinais e é importante ficarmos atentos a eles. Por isso, nada de preconceito ou nojo. Antes de dar descarga, observe e, havendo alterações nos seus aspectos, procure seu médico.

Por hoje é só, fica o convite para que você curta minha página no facebook/DrAntonioRicardo. 

Até a próxima!

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90