Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
16/05/2018 às 15h37min - Atualizada em 16/05/2018 às 15h37min

Coluna Dr. Antonio Ricardo

O assunto hoje é Nódulo Renal

A novela “Do Outro Lado do Paraíso”, acabou na sexta-feira, dia 11, e com uma audiência enorme. Mas, claro, não é de novela que vamos falar, mas sim de um problema que afetou a saúde de um dos principais atores da trama, o ator Thiago Fragoso, que interpretou o advogado Patrick. Já na reta final da novela, o autor Walcyr Carrasco, teve de reescrever algumas cenas porque o ator teve de ser afastado até se recuperar e poder voltar ás gravações das cenas finais do folhetim.

Mas o que ele teve?

Thiago passou a sentir dores nas costas durante a gravação e ter quedas de pressão. Exames apontaram que ele tinha neoplasia renal, ou seja, nódulo em um dos rins. O afastamento da novela foi para a retirada do nódulo.

Então vamos ás explicações. O nódulo renal, na maioria das vezes, é achado de forma acidental, ou seja, quando o paciente vai fazer algum exame de rotina, um ultrassom, por exemplo. Na maioria das vezes não há sintomas, e quando isso ocorre é porque o nódulo já cresceu, está em um estágio um pouco mais avançado. Nesse caso, o paciente sente dores nas costas, tem sangramento na urina. 

É importante dizer que 40% desses nódulos são benignos e 60% malignos. Então é muito importante quando encontrado o nódulo, fazer a investigação mais aprofundada, com exames específicos, como tomografia, ressonância e até biópsia, em alguns casos. Geralmente, não é necessário tirar o rim inteiro, pois, às vezes, o nódulo, mesmo maligno, está localizado. Nesse caso, é tirado um pedaço do rim e o nódulo, sendo a pessoa curada cem por cento.

Quanto à incidência, o nódulo renal afeta em sua maioria, homens com idade entre 50 a 70 anos. A doença tem ligação direta com o tabagismo, então quem fuma tem um risco maior de neoplasia renal.

Por hoje é só, fica o convite para que você curta minha página no Facebook/DrAntonioRicardo. 

Até a próxima!

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90