Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
18/04/2018 às 15h37min - Atualizada em 18/04/2018 às 15h37min

Coluna Dr. Antonio Ricardo

Hoje vamos falar sobre a vacina contra a gripe.

Pois bem, eu escuto com muita frequência no meu consultório a seguinte frase. “Doutor eu não vou tomar vacina porque eu fico doente e porque tem risco de morte”. E eu respondo, Não, isso não é verdade!

Vocês precisam se vacinar, principalmente as pessoas que pertencem aos grupos de risco, pois a vacina é eficiente em 70% dos casos. São raríssimos os casos de reação à vacina. Então todos devem se vacinar, sim!

 A campanha começa dia 23 de abril e termina no dia 1º de junho. Lembrando que o “Dia D” acontece no dia 12 de maio, quando todas as unidades de saúde ficam abertas para vacinação. Isso para que haja proteção durante o final outono e o inverno inteiro.
Agora, quem deve tomar a vacina? Crianças de 6 meses até as de 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres que tiveram bebê recentemente, até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas presas e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, professores de escolas públicas ou privadas. No caso de você ter dúvida, se pertence ou não ao grupo de risco, consulte a unidade de saúde a qual você pertence.  

As outras pessoas que não fazem parte do grupo de risco podem tomar em clínicas particulares que, aliás, é melhor do que a vacina distribuída pelo Governo que é trivalente. Já as aplicadas em clínicas, são tetravalentes, ou seja, elas protegem contra quatro tipos de vírus que causam a gripe. 

E vai uma dica, a gripe não é só coriza, mal estar, dores no corpo e cefaleia. Existem casos de gripe grave, com insuficiência respiratória, que levam a pessoa a óbito. Existem muitas pessoas que morrem de gripe, mas comenta-se que morreram de pneumonia ou broncopneumonia, mas na maioria das vezes os casos são virais. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que a gripe mata mais de 650 mil pessoas por ano.  Por isso é tão importante tomar a vacina!

Por hoje é só, fica o convite para que você curta minha página no Facebook/DrAntonioRicardo. 

Até a próxima!

Link
Leia Também »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90