Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
03/07/2019 às 12h18min - Atualizada em 03/07/2019 às 12h18min

Devotos celebram dia da santa que morou em Bragança

Santa Paulina viveu 9 anos no município



A data 9 de julho tem significado importante para Bragança Paulista, já que nesse dia comemora-se o Dia de Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil, que morou em Bragança Paulista por 9 anos, vivendo um período na Santa Casa de Misericórdia, onde tratava de vários doentes, e depois no Asilo Lar São Vicente de Paulo (do Jardim Público), cuidando de inúmeros idosos, muitas vezes sozinha.

Chegada de Madre Paulina à Bragança

Madre Paulina chegou ao município, em 1909, depois de sofrer calúnia e perseguição de uma senhora de muitas posses que ajudava financeiramente a Congregação em que atuava Madre Paulina. A história conta que a perseguição foi tanta, que o Bispo Dom Duarte destituiu Madre Paulina do cargo de superiora da Congregação e a exilou em Bragança Paulista.  Segundo a história, na ocasião, ela disse: “Meu  único desejo é que a obra da Congregação continue para que Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos”.

Tanto na Santa Casa, quanto no Lar São Vicente de Paulo, Madre Paulina sujeitou-se aos trabalhos mais humildes e pesados, sem reclamar.

Nove anos depois, o mesmo Bispo, reconhecendo o equívoco, foi até o Asilo, e levando flores a Madre Paulina, se redimiu, e ela voltou à Congregação, em São Paulo. 

Festa em Bragança

Na terça-feira, dia 9, às 16h, haverá procissão com saída da capela da Santa Casa, que segue até o Lar São Vicente de Paulo, onde haverá missa campal celebrada pelo Bispo Dom Sérgio Colombo. Em seguida, haverá quermesse. 
Na Capela do Asilo é possível ver as relíquias de Santa Paulina. E no Santuário da Santa, em Bragança, há muitos testemunhos de milagres alcançados por intercessão dela.

Santa Paulina

Seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer. Ela nasceu em 16 de dezembro de 1865, na cidade de Vigolo Vattaro, na Itália. Em 1875, a família de Amábile chegou ao Brasil, em Santa Catarina, em Nova Trento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90