Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
04/04/2018 às 14h11min - Atualizada em 04/04/2018 às 14h11min

Trabalho social oferece banho para moradores em situação de rua

Foto: JBR


Há dois anos, moradores em situação de rua, de Bragança, podem contar com um local fixo e gratuito para tomar banho uma vez por semana, às terças-feiras. Isso porque o Centro Espírita Casa do Caminho, colocou em prática um antigo sonho. O serviço é apenas um dos muitos oferecidos pela Casa e foi acompanhado pelo Jornal de Bragança e Região. 

Por volta das 7h30, os atendidos já aguardam no portão lateral da instituição. Do lado de dentro, voluntários preparam os produtos de higiene e o café. Pontualmente às 8h, o portão é aberto. Assim que entram, enquanto alguns seguem para o banho, outros sentam para receber o café com leite, com pão com margarina e aguardar a vez de se dirigirem ao banheiro, onde existem três divisórias, cada uma com um chuveiro, a exemplo de clubes. Na fila eles recebem sabonete, xampu, aparelho de barbear e tolhas brancas. Tudo individual. Na saída, eles passam desodorante antitranspirante, hidratante para corpo e recebem escova de dente, creme dental e enxaguante bucal.  A Casa também doa roupas limpas. 

A maioria é morador de rua, mas há histórias como a de Fernando, 29 anos, que morava só com a mãe, que morreu há seis meses de câncer. Sem emprego e sem pagar a conta, a água foi cortada. “Aproveito que faço minha higiene aqui e já saio para procurar emprego. Hoje mesmo tenho uma entrevista”, contou. 

Joel, de 57 anos, comparece ao banho toda semana e afirma. “É muito bom, tem água quente, tira as impurezas. Na rua não tem onde tomar banho”.

Para o presidente da entidade, Orlando Berenguel, a procura é grande porque na Casa eles encontram mais que banho. “Aqui não há associação religiosa e, além disso, eles encontram atenção, carinho e afeto”, disse ao contar que muitos passaram a marcar consultas e procurar emprego às terças-feiras, porque vão limpos e bem apresentáveis.

Quem quiser colaborar com a ação, pode doar produtos de higiene e roupas, principalmente masculinas. Basta procurar a Casa do Caminho, que fica na rua Clemente Ferreira, 637, Vila Municipal.  

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90