Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
24/05/2017 às 14h11min - Atualizada em 24/05/2017 às 14h11min

Fumantes recebem ajuda para largar o vício

Organizadores do programa se reúnem antes da implantação (Foto: Assessoria Prefeitura)


Desde o dia 8 de maio, fumantes da cidade de Serra Negra, que desejarem, podem receber ajuda para abandonar o vício. A ajuda vem da Secretaria de Saúde do município, que implantou o Programa de Controle do Tabagismo, seguindo o Ministério da Saúde. 
De acordo com a secretária de Saúde de Serra Negra, Ana Bárbara Regiani de Oliveira, há uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, que aponta que, por dia, cerca de 100 mil crianças viram fumantes regulares em todo mundo. “Além disso, os dependentes de tabaco são as principais vítimas de doenças limitantes e muitas vezes fatais, como câncer”, disse.

As reuniões começaram com três fumantes, sendo a maioria do sexo feminino e com idade média de 55 anos. A secretária acredita que o número de participantes vai aumentar, já que a divulgação está sendo intensificada. “Acreditamos que haverá boa adesão, pois algumas pessoas já procuravam por este atendimento anteriormente”, falou.

As estratégias do programa incluem quatro sessões de motivação, seguidas da decisão de parar de fumar. “Espera-se que nestas quatro semanas, tomada a decisão, o fumante já estabeleça o dia para interromper o uso, auxiliado pela medicação caso necessário e a continuidade dos grupos que então serão terapêuticos”, disse Bárbara. 

O objetivo, segundo a secretária de Saúde é que o fumante deixe, definitivamente, o cigarro, porém a decisão é individual. “Sem dúvida, haverá casos em que a pessoa conseguirá apenas o controle sobre a quantidade, mas o objetivo é que o fumante deixe o vício definitivamente. Acreditamos que a médio e longo prazo os resultados serão encorajadores”, disse otimista a secretária.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90