Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90

Com 4 mortes suspeitas e 1 confirmada, município faz mutirão contra dengue

24/01/2025 18h50 - Atualizado há 1 semana
Amparo teve a 1ª morte por dengue confirmada, na quarta-feira (22), sendo a vítima, uma mulher de 46 anos, que faleceu no dia 4 de janeiro. Mas, Amparo tem outras 4 mortes em investigação, além de 321 casos confirmados. Sobre as mortes suspeitas, o Jornal de Bragança e Região questionou a Secretaria de Saúde sobre a idade, sexo e dia dos óbitos, mas até esta sexta-feira (24), a pasta não havia respondido.
 
Devido ao número de casos, Amparo tem reforçado a estratégia de ação com o apoio técnico do Governo do Estado de São Paulo. Com isso, na quarta-feira (22) a equipe da Vigilância Epidemiológica (GVE) da Regional de Saúde de Campinas esteve na Prefeitura de Amparo para reunião com os membros da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Segundo a diretora do GVE, Márcia Regina Pacola, a assessoria técnica do Estado deve contribuir com equipamentos e insumos, como maquinários e inseticidas para nebulização.
 
Na reunião foram feitas as tratativas para o 1º mutirão de Amparo, que será realizado neste sábado (25), no Bairro Silvestre, um dos locais com maior incidência de casos de dengue em Amparo. No último sábado (18), a Prefeitura também realizou uma ação no Bairro São Dimas, mas que deve ser repetida em breve. Junto com Silvestre e São Dimas, o Pinheirinho também está entre locais com maior infestação do mosquito aedes aegypti.
 
 A diretora explicou ainda sobre a não distribuição de vacinas contra a dengue no município. "A distribuição é de prerrogativa do Ministério da Saúde, e é apenas para adolescentes de 10 a 14 anos. O mais importante para combater de forma efetiva a dengue é eliminar os criadouros do mosquito, e por isso, a participação da população na limpeza nas casas e terrenos é fundamental", ressalta a diretora Márcia Pacola.
 
Dia D
 
A região do Silvestre receberá neste sábado (25) o Dia D contra a dengue - uma grande ação da Prefeitura com vistorias casa a casa por parte da Vigilância Epidemiológica e que contará ainda com a presença da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil para assegurar o trabalho dos agentes de endemias.
 
Após o Dia D, a região deve ainda receber a nebulização para o controle químico do mosquito. Além desta ação, as vistorias estão ocorrendo diariamente em Amparo, sempre no período da manhã, como forma de eliminar os criadouros do mosquito.

 
Notícias Relacionadas »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90