No dia 13 de agosto de 2004, era publicado no Diário Oficial da União, o Decreto Legislativo n° 416, de 2004, que autorizava a Associação Cultural “O Caminho”, a executar o serviço de radiodifusão comunitária, em Bragança Paulista/SP. O presidente do Senado Federal era o senador José Sarney.
Fundada pelo padre Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira (1933-2011), a Rádio O Caminho FM (105,9) foi instalada, incialmente, na torre da Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Santa Libânia, onde Monsenhor Lélio era pároco. No começo, a programação era apenas das 7h às 21h, com alguns voluntários e locutores da comunidade. Mais tarde, a emissora mudou-se para um prédio construído bem em frente à Igreja, justamente para ser a sede da Rádio. Anos depois, em 2010, com algumas dificuldades administrativas e econômicas, o fundador ganhou apoio do Superintendente da TV Record, o bragantino Dermeval Gonçalves (1925-2017), amigo do padre. Por indicação de Dermeval, a emissora passa a ser administrada por Herik Bernardino e ganha um departamento de Jornalismo, dirigido pela jornalista e radialista Luci Miranda.
A Rádio ganhou programação 24 horas, programa jornalístico, logomarca com as cores da bandeira do município de Bragança Paulista. Além disso, a emissora passou a fazer coberturas jornalísticas, como as Eleições e transmissões de eventos importantes. “Foi um grande desafio colocar a emissora no patamar que ela merecia e podia estar. A programação ganhou “corpo” e passamos a ter um jornalismo atuante, assim como era o desejo do Dr. Dermeval e do padre Lélio”, disse Luci. Em 2011, a Rádio O Caminho FM muda para o centro da cidade, na Rua do Rosário, 93, onde permanece instalada.
1º Debate da história da cidade Em 2012, a Rádio O Caminho FM entrou para a história política de Bragança Paulista, ao realizar o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura, tendo a participação de todos os cinco que concorriam naquele ano. “Foi histórico, porque em 248 anos de história do município, nenhum veículo de comunicação havia feito um debate entre os candidatos a prefeito. Foi inédito. O debate foi assunto na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que encaminhou á emissora, votos de congratulações, em nome da Casa de Leis. O debate foi capa dos principais jornais”, disse Herik, ao informar que o debate daquele ano continua disponível no YouTube O Caminho FM/JBR.
Luci Miranda, a mediadora do primeiro debate, relembra que para ela também foi uma experiência nova. “Foi um desafio que aceitei devido a importância do debate, que é o espaço mais democrático e igualitário para todos os candidatos, com regras justas que, inclusive, dão a eles o mesmo tempo para expor suas ideias. Foi marcante”, disse.
Em 2016, a Rádio O Caminho FM repetiu o feito, mas desta vez em parceria com o Jornal de Bragança e Região, fundado em 15 de dezembro de 2014, que também entrou para a história, ao ser o primeiro jornal do município a realizar um debate. Foram dois debates, um com os candidatos de Atibaia, e outro com os candidatos de Bragança. Na eleição seguinte, em 2020, devido a pandemia da Covid-2019, e seguindo as medidas de segurança sanitária, o debate não pode ser realizado.
Debate 2024 Neste ano, a Rádio O Caminho FM e o Jornal de Bragança e Região irão realizar novamente os debates, com os candidatos de Atibaia e Bragança, em parceria com a TV FnP, que fará a transmissão pelo YouTube. “Em breve vamos divulgar as datas e os horários, mas já adiantamos que está tudo pronto para que eles aconteçam. Todos os candidatos serão convidados”, disse Herik Bernardino.