Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
21/06/2024 às 16h21min - Atualizada em 21/06/2024 às 16h21min

Atibaia e Bragança estão entre as 10 cidades do Brasil com menor taxa de homicídio

Delegado Seccional aponta fatores que contribuíram para as boas colocações dessas cidades

Foto: atibaia.sp.gov.br - bragança.sp.gov.br
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) juntamente com Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgou o Atlas da Violência, com base em dados de 2022.  Neste documento Atibaia e Bragança Paulista aparecem entre as 10 cidades do Brasil com menor taxa de homicídio em municípios com mais de 100 mil habitantes. Atibaia é a segunda com menos homicídios e Bragança é a sétima. Em 2022 Atibaia aparece com 5 homicídios e Bragança com 8.

No Estado
Ainda sobre esse ranking, Atibaia é a líder no estado de São Paulo, ou seja, a cidade com menos homicídio, em 2022. Já Bragança ocupa a 4ª posição. No entanto, Atibaia tem população menor que Bragança, o que também é levado em conta.  De acordo com o delegado Seccional de Bragança Paulista, Dr. Sandro Montanari, a colocação positiva de Atibaia e Bragança no ranking é devido a três principais fatores.

“Esse índice se deve a ações preventivas e repressivas, e tem uma terceira hipótese para esse baixo número que é a resposta rápida, já que a Polícia prendeu os autores dos homicídios registrados”, explicou.

Os dados de 2023 ainda não foram divulgados. No entanto, segundo Dr. Sandro os números de 2023 tiveram um pequeno crescimento. Se em 2022 em taxa percentual de homicídio em Atibaia foi de 3,2 por 100 mil habitantes, em 2023 subiu para pouco mais de 4. Já Bragança, que em 2022 tinha taxa de 4,5, em 2023 esse número foi para 6,5 homicídios. Ainda segundo o Seccional, em Atibaia apenas dois foram ligados a roubo e motivação passional, sendo um latrocínio (roubo seguido de morte), e um feminicídio.

Já em Bragança as mortes não foram passionais e nem ligadas a roubo, tendo ligação com desentendimentos.

Atlas da Violência
O Atlas da Violência, é um relatório anual sobre a situação na violência do Brasil. Ele é um documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Brasileiro (IPEA).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90