Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
17/04/2024 às 18h07min - Atualizada em 17/04/2024 às 18h07min

Sessão da Câmara tem ofensas, "cala a boca" e ameaça de ordem de prisão



A 11ª sessão ordinária, ocorrida na terça-feira (16) na Câmara Municipal de Bragança, foi marcada por confusão entre os vereadores José Gabriel, Gislene Bueno e a cidadã Celi dos Santos, que foi inscrita pelo vereador Quique Brown para falar na Tribuna Livre.

A participante é portadora de Lúpus, (doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos). Em sua fala, ela relatou enfrentar problemas quanto a busca por atendimento médico no Sistema de Saúde de Bragança e fez críticas ao atendimento prestado aos portadores de Lúpus.

Ela disse ainda que, devido a doença, perdeu a visão em um dos olhos e mostrou um encaminhamento onde o médico oftalmologista sugere “controle glicêmico rigoroso”. Disse também, que ela não vinha conseguindo o agendamento. Além disso, relatou ter diabetes e depressão e estar enfrentando problemas financeiros e falta de alimentos em sua casa, já que pagou uma consulta dos olhos, devido a urgência.

Após sua participação na Tribuna, Celi segue para o plenário para ir embora, quando teria caído ao chão (as câmeras não estavam filmando ela nesse momento). Mas foi a partir desse episódio que a confusão começou.
A vereadora e presidente da Câmara ri para o vereador Gabriel e pergunta no microfone se dirigindo a Celi e pergunta. “Precise que chame o SAMU?”.

Em seguida, a filha de Celi, que acompanhava a mãe dirige uma palavra à presidente da Câmara, Gislene Bueno (não dá para ouvir com clareza o que foi dito), e a vereadora reage falando ao microfone. “A senhora me respeite, por gentileza. Eu te dou ordem de prisão. Quem a senhora pensa que é para falar comigo assim? Eu te dou ordem de prisão, eu sou vereadora e presidente dessa casa”.

O vereador José Gabriel também se exalta após a filha de Celi ter dito “Cala a boca”. Nesse momento, Gabriel levanta e diz. “Vem calar então”. Na confusão Gislene Bueno diz “Ela se jogou ao chão”.

Algumas fontes ouvidas pelo Jornal de Bragança e Região, que estavam na sessão, disseram que a filha de Celi teria dito uma palavra de baixo calão a presidente Gi. Mas no áudio da sessão não é possível ouvir com clareza, por isso não vamos reproduzir.

O que dizem os envolvidos

A jornalista Luci Miranda solicitou entrevista com a vereadora Gislene Bueno, para o seu programa na Rádio O Caminho FM, com opções de horários. Mas, a presidente da Câmara, através do Departamento de Comunicação do Legislativo, disse que não poderia dar entrevista, pois já tinha compromissos previamente agendados nessa quarta-feira.

A jornalista Luci Miranda falou também com o vereador José Gabriel que disse que concederia entrevista ao programa dela, mas que poderia estar em sessão de fisioterapia e não conseguir falar. No entanto, ele disse que a filha de Celi Santos passou a ofendê-lo, gritando cale a boca. Foi quando ele reagiu dizendo “Vem calar”. 

Luci Miranda ligou para ele durante o programa ao vivo, mas a ligação caiu na caixa postal.

A participante da Tribuna, Celi Santos retornou o contato feito pela jornalista Luci Miranda, mas apenas no período da tarde e disse. “Me desculpe, tomei remédio forte para a dor do tombo que levei e acordei tarde. Eu estou mais depressiva hoje”.


O Jornal de Bragança e Região mantem o espaço aberto a qualquer da partes envolvidas e citadas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90