Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
12/04/2024 às 11h18min - Atualizada em 12/04/2024 às 11h18min

Pacientes reclamam da falta de alguns medicamentos nos Postos de Saúde

São remédios para pressão alta, circulação e próstata

Foto: Ilustração
Desde o mês de março, a jornalista Luci Miranda, apresentadora de programa da Rádio O Caminho FM e diretora do Jornal de Bragança e Região, tem recebido diversas reclamações sobre a falta de alguns remédios nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde. Medicamentos estes que têm sua distribuição gratuita, prevista por lei.

Segundo as reclamações, remédios como Doxazosina, Cilostazol, Sinvastatina e Alodipino, que são de uso contínuo para tratamento de próstata, pressão arterial, circulação e colesterol, estão em falta há mais de três meses. Uma das pessoas que reclamaram tem 54 anos, mora no Jardim São Miguel e sofreu um infarto no mês de março. Ela disse que está comprando o remédio para controle da pressão arterial, mesmo sem ter condições financeiras. “Hoje, quinta-feira, dia 11, eu fui de novo no Postinho buscar o remédio, e não chegou. As atendentes disseram que nem adianta eu esperar, porque não vai chegar e eu estou comprando desde fevereiro”, disse.

Previsão de chegada
As reclamações começaram a chegar na semana que antecedeu a Páscoa. Questionada na época, a então secretária de Saúde, Marina Oliveira, disse que a falta era devido ao atraso na entrega por parte do fornecedor e que a previsão de chegada era para o dia 28 de março. No entanto, foi ponto facultativo e os Postos não abriram. Após o feriado, o JBR entrou em contato com 4 Postos de Saúde e em 3 deles, os medicamentos ainda estavam em falta.

Em contato com a Prefeitura, a assessoria de imprensa disse que sobre o medicamento Doxazosina 2mg (tratamento da próstata) “O atraso ocorreu por conta de um problema na linha de produção da marca ofertada. Foi faturada quantidade parcial deste medicamento, que será entregue nesses próximos dias".

Um dos reclamantes desse medicamento disse na quinta-feira (11), que no posto a qual ele pertence, Santa Luzia, o remédio chegou.
 
Quanto ao Cilostazol 100mg (para circulação), a prefeitura disse que “Foi fracassado no pregão 25-2023, foi solicitada uma nova licitação e também uma aquisição emergencial. Estamos aguardando a entrega da aquisição emergencial. O pregão está sendo finalizado".

Sobre o Besilato de Anlodipina 5mg (hipertensão)  a Prefeitura disse que “O atraso ocorreu devido à necessidade de adequação da ata, pois o fornecedor solicitou exclusão de um dos itens da mesma. Estamos aguardando a regularização da ata”.

Ainda sobre esse medicamento a Prefeitura disse “O medicamento Besilato de Anlodipina 5mg também é entregue pela Secretaria de Estado. Estamos aguardando a entrega até o final da primeira quinzena de abril/2024.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90