Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
03/04/2024 às 16h58min - Atualizada em 03/04/2024 às 16h58min

Casal que fundou torcida “Autistas Bragantinos” batalha por espaço sensorial dentro do Nabizão

Rafael e a esposa Milena são pais de dois filhos autistas

Foto: Arquivo Rafael Pires - Reportagem: Luis Henrique Domingues - Supervisão Luci Miranda





No dia 2 de abril, que marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Jornal de Bragança e Região conversou com Rafael Pires, fundador e presidente da torcida 'Autistas Bragantinos", a primeira torcida autista do Red Bull Bragantino.

Inspiração
Rafael é pai de dois filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Miguel e Ryan, de 8 e 17 anos, respectivamente, e sempre quis que os garotos frequentassem o estádio com mais conforto. Por isso, em 2023, ele e a esposa Milene Santos, iniciaram o processo de criação da torcida "Bragantinos Autistas", que visa conquistar espaço para a criação de uma sala sensorial voltada para autistas. A ideia surgiu, após uma experiência positiva de Rafael e Ryan, na sala sensorial da Neo Química Arena, em 2022, em um jogo entre Corinthians e Bragantino.

“O Ryan é corintiano e nos pedia há muito tempo, para o levarmos à Neo Química Arena, e então em 2022, no ano que foi fundada a sala sensorial do estádio, o levamos em um jogo, justamente contra o Bragantino. Conhecemos a área sensorial, que é espetacular, tem preparo acústico, tem televisões, tem puffies, brinquedos para as crianças, mesas, e eu percebi que lá o tratamento com as crianças é completamente diferente, é muito bom”, disse.

Então, em 2023, Rafael conversou com a esposa para trazer um projeto parecido para Bragança Paulista, onde eles vivem e cidade do Bragantino, time que Ryan, tem vínculo.

“Conversando com minha esposa, eu percebi que a gente precisava disso aqui, porque o Ryan gosta muito do Bragantino. E por que não montar uma torcida voltada para conseguir uma área sensorial para as crianças de Bragança assistirem aos jogos de maneira digna? já que nem todas as pessoas com TEA conseguem se adaptar a barulho, a aglomeração, como é o caso do nosso outro filho, o Miguel”, disse.

Em novembro de 2023 foi fundada a "Autistas Bragantinos", com o apoio de empresas da cidade, da Associação de Mães e Pais de Autistas (AMADAS), e da torcida organizada Fanáticos do Puleiro, que cedeu um espaço da grade para que uma faixa da "Autistas Bragantinos" fosse pendurada.

Apesar de, ainda, poucas pessoas com TEA irem aos jogos, por conta da falta de um espaço destinado a elas, segundo Rafael, muitas pessoas estão pedindo camisetas para apoiar a torcida.

Ainda segundo o fundador, a torcida está contando com o apoio de Rodrigo Juruna, presidente da Fanáticos do Puleiro, para conseguir um contato com os representantes do time RB Bragantino para iniciar o projeto da implantação da sala sensorial dentro do estádio Nabizão.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90