Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
31/01/2024 às 13h25min - Atualizada em 31/01/2024 às 13h25min

Município é classificado como de Alto Risco e testes para dengue são suspensos

Testes foram suspensos devido a quantidade de casos suspeitos

Foto: Arquivo SECOM - Nebulização deve ser iniciada na próxima semana


O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), de Campinas, emitiu um comunicado suspendendo em Bragança os testes de dengue (sorologia). Isso, porque o cenário no município para casos de dengue é considerado de Alto Risco.

O comunicado informa que nas três primeiras semanas de janeiro foram notificados 321 casos prováveis de dengue, aproximadamente 19% (62 casos) confirmados. Dados atualizados nesta quarta-feira (31)  mostram 131 casos positivos, segundo a Secretaria de Saúdede Bragança Paulista, que informou que não há óbito suspeito.

Os dados mostram ainda que entre 31/12/2023 a 20/01/2024  a proporção da incidência de casos prováveis atingiu 30%, o que mostra que “A transmissão está praticamente fora de controle".

Desta forma, ainda segundo o Comunicado, somente serão aceitos pelo Instituto Adolfo Lutz, amostras para testes de pacientes graves e/ou de óbitos.

 
Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação -Sinan.

Segundo a secretária de Saúde de Bragança, Marina de Oliveira, as ações de prevenção são continuas. "Mas, a população tem de fazer a parte dela, pois 70% dos casos ocorrem dentro das casas", informou. 

Bairros mais Afetados
Segundo a Secretaria de Saúde, os bairros de Bragança com mais casos são: Jardim Recreio, Jardim Águas Claras, Júlio Mesquita, Henedina Cortez, Jd. Fraternidade, Hípica Jaguari e Vem Viver.

Fumacê

Sobre  a aplicação de nebulização veicular, também popularmente chamada de "fumacê", ainda não está sendo feita em Bragança. "O inseticida vem do Estado e deve chegar para a próxima semana. Isso não quer dizer que será feito em toda a cidade, mas somente naqueles locais onde há grande  incidência de casos suspeitos ou confirmados, pois o veneno pode provocar desiquilibrio ambiental. Tem de ser aplicado com técnica e parcimônia", disse a secretária.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90