Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
20/11/2023 às 15h38min - Atualizada em 20/11/2023 às 15h38min

Caminhada Zumbi dos Palmares diz “Não ao Racismo e à Intolerância Religiosa”



Na manhã desta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, dezenas de pessoas se reuniram na Praça Princesa Isabel (Praça do Rosário), no centro de Bragança Paulista.

Faixas com frases como: “Respeito não tem cor, tem consciência. Não à intolerância religiosa”  e “Educar para a igualdade e o respeito”, foram levadas à frente da caminhada, chamando à atenção para a importância e necessidade do respeito e da tolerância racial e religiosa.

Pai Bil, presidente da Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé (ABUC), líder do movimento, falou sobre a importância da data e da Caminhada Zumbi dos Palmares. “Esse dia representa a nossa resistência ao preconceito, ao racismo, principalmente contra a religião e os povos de matriz africana e contra nós negros. Então, é uma representatividade grande hoje para mostrar que o nosso herói não morreu, ele está aqui, Zumbi está em nossos corações. A sua luta não foi à toa, a sua luta foi essa representatividade e, estamos aqui lutando, brigando e resistindo. E nós somos essa resistência”, disse Pai Bil, ao enaltecer a memória de Zumbi dos Palmares e de sua esposa Dandara.

A caminhada seguiu até o Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, onde aconteceram várias atividades em alusão ao dia, como oficina de trança, de maquiagem, rodas de conversa, palestras, danças afro, street dance, além de degustação e venda de acarajé. No saguão do Centro Cultural foi montada uma exposição que pode ser visitada até o dia 20 de dezembro.  

A Caminhada e as atividades são parte da programação do Dia da Consciência Negra e contou com a presença de vários líderes de religiões de matriz africana, como mães, pais e filhos de santo. Integrantes das escolas de samba Acadêmicos da Vila e Unidos do Lavapés também estiveram presentes com seus pavilhões. Também participaram o prefeito Amauri Sodré da SIlva, a primeira-dama, Cleide Izepi da Silva e a secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira.

A Caminhada teve ainda a cobertura ao vivo da Rádio O Caminho FM (105,9) e da TV Fé no Pai Oficial, no Youtube, onde estão as entrevistas e imagens da Caminhada.
(
https://www.youtube.com/watch?v=dBSIL1re45Q&t=2252s) 

Zumbi dos Palmares (1655-1695)
Foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica.
Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido suas habilidades como guerreiro, a qual lhe conferia coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar.

Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Apesar disso, este líder também ficou conhecido pela severidade despótica com que conduzia Palmares, onde, inclusive, havia um tipo mais brando de escravidão.

De todas as maneiras, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira.


(Fonte sobre Zumbi dos Palmares: Juliana Bezerra - Professora de História)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90