Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
10/08/2023 às 17h57min - Atualizada em 10/08/2023 às 17h57min

Pesquisa aponta que Bragança Paulista é a 10ª cidade mais segura do Estado de São Paulo



Segundo o Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide, Bragança Paulista aparece como a 10ª cidade mais segura do Estado de São Paulo.
 
Levando-se em consideração dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde, Bragança Paulista figura com índice de 6,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, o que a coloca entre as 10 cidades mais seguras de todo o Estado.
 
O período de referência para a elaboração do ranking é o ano de 2022 e foram consideradas todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A metodologia de classificação estatística dos dados de mortalidade foi o CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
“Os investimentos na segurança de Bragança Paulista são constantes e nossa Guarda Civil Municipal tem efetuado um trabalho exemplar. Já investimos em contratação de novos GCMs, em treinamento, armamentos, novas viaturas e monitoramento por câmeras. E continuaremos trabalhando para que os bragantinos se sintam cada vez mais seguros”, ressaltou o prefeito Prof. Amauri Sodré sobre o resultado.
 
A MySide é uma empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário e realiza levantamentos e estudos para dar mais transparência aos interessados em compras de imóveis. 

SEGURANÇA PÚBLICA
 
Segundo a Prefeitura, nos últimos anos, a área de Segurança Pública do município fez investimentos em viaturas, fardamento, requalificação profissional, armamento, contratação de profissionais, convênios assinados de videomonitoramento, Detecta, criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que unifica os trabalhos entre as forças de segurança, entre outras ações.
 
"O GGI, implantado em abril de 2019, tem sido fundamental para que as forças de segurança façam um trabalho integrado e o município alcance índices positivos, como queda dos crimes violentos", disse a Prefeitura, através da assessoria de imprensa, ao citar os trabalhos da Guarda Civil Municial (GCI), como: Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Montado de Cavalaria (GAM), equipe de Ronda Ostensiva com Motocicleta (ROM), Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha, Defesa Civil e Monitoramento, bem como a Base Móvel, para auxiliar no trabalho de proteção à população em ações como as que são realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
 
Monitoramento
A assessoria destacou ainda, o sistema de monitoramento por câmeras. "Todas as 75 escolas municipais e 4 unidades da Secretaria Municipal de Educação contam com essa importante ferramenta na segurança.  Além das câmeras, as escolas também contam com o Botão de Pânico, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da GCM. Os prédios públicos do município também já receberam câmeras de monitoramento e agora, estão em fase de instalação as câmeras em locais abertos, como praças, ruas, avenidas e logradouros públicos", disse a assessoria.
 
ATLAS DA VIOLÊNCIA
 
Pelo Atlas da Violência de 2021, Braqança Paulista é a 10ª cidade mais segura do Brasil para se viver. Ainda não foram divulgados os dados mais atualizados e o Atlas de 2023 será apresentado em breve.
 
Pelo Atlas, a taxa de mortes por causas violentas é de 7,8 por 100 mil habitantes, muito abaixo da média nacional do Ranking do CLP (Centro de Liderança Pública), que é de 32,9. E não é só nesse índice que a cidade se destaca.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90