Nas últimas semanas, as tragédias seguidas de violência em algumas escolas do país estão chamando a atenção de pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação reforçou que houve investimento em implantação de sistema de monitoramento por câmeras. "Todas as 75 escolas municipais e 4 unidades da Secretaria Municipal de Educação contam com essa importante ferramenta na segurança da comunidade escolar", frisou.
Segundo a Prefeitura, ao todo, foram instaladas 555 câmeras de monitoramento, 308 sensores, 75 leitores faciais, 74 centrais de alarme, 75 armazenamentos e 75 detectores de chamas, levando mais segurança aos alunos, funcionários, professores e aos pais.
As câmeras de monitoramento permitem que invasores de prédios públicos e possíveis criminosos sejam rapidamente identificados e detidos. Os equipamentos das escolas municipais são dotados de identificação facial, facilitando o trabalho das forças de segurança. As câmeras operam 24 horas, nos 7 dias da semana e são acompanhadas simultaneamente pela Central de Controle Operacional (CCO), localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.
Botão de Pânico
Além das câmeras de monitoramento, as escolas também contam com o Botão de Pânico, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista avisando que algo perigoso está acontecendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.
O sistema de segurança e monitoramento visa aumentar a segurança nas unidades de ensino do município, coibindo também atos de vandalismo e furto nos prédios monitorados. Todas as imagens monitoradas são sigilosas e respeitam as regras da Lei de Proteção de Dados.
Na sexta-feira (14), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará uma reunião com Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para tratar sobre ações que aumentarão ainda mais a segurança nas escolas.