Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
14/10/2022 às 15h37min - Atualizada em 14/10/2022 às 15h37min

Procissão de Nossa Senhora Aparecida completa 40 anos

Foto: Arquivo JBR

Na quarta-feira (12), a procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida (do Bairro Santa Libânia ao Lavapés), completou 40 anos. 
Segundo os atuais organizadores, tudo começou quando um grupo de amigos, que se reunia no então Bar Triângulo, do Nezão, no Lavapés, resolveu soltar alguns fogos no dia 12, em homenagem à Padroeira do Brasil. 

No ano seguinte, a devota da Santa, Valdilene Aparecida Oliveira Felipe, conhecida como “Val”, moradora do Bairro Santa Libânia, decidiu aproveitar os fogos e desceu com a imagem de Nossa Senhora, até o local. No ano seguinte, o então pároco da Igreja São Francisco de Assis, Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, que fica na Santa Libânia, aceitou a sugestão de Val em saírem em procissão no dia 12, até o Lavapés. “O padre aceitou, mas pediu para levarmos o São Francisco também”.
Assim, aconteceu em 1982, a primeira procissão, que saia da Igreja de São Francisco. Hoje, a saída é da casa da família Delcol, que fica na rua paralela à igreja de São Francisco.

A chegada continua sendo por volta das 11h30, na praça Chico Major, onde há uma celebração, seguida da benção aos devotos e distribuição de rosas. Exatamente ao meio-dia, acontece o show pirotécnico, que colore o céu com a cor do manto de Nossa Senhora.
De acordo com os organizadores, são muitos colaboradores envolvidos. “Nossos agradecimentos a cada um que nos ajudou, todo trabalho é muito importante. É uma equipe grande, muitos nomes e eu agradeço de coração a cada um. E, nesses 40 anos, não podemos deixar de lembrar do saudoso padre Lélio, que um dia disse para mim, que nós não deveríamos parar, mesmo que ele morresse. E, estamos aqui, completando 40 anos”, finalizou Val.

No ano em que a procissão completou 40 anos, dois episódios chamaram a atenção. O primeiro foi relatado por Maria Lilia Mendes Ferreira, irmã gêmea de Padre Lélio,  que teve um sonho, onde o padre pedia que fosse lida a Ladainha de Nossa Senhora, o que foi atendido pela organização da procissão. O segundo episódio que marcou os 40 anos, foi a realização da primeira procissão das crianças.

Pelo terceiro ano, a procissão foi transmitida ao vivo pela Rádio O Caminho FM (105,9) e pela TV Fé no Pai, no Canal: youtube.com/fenopaioficial e no facebook.com/fenopaioficial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90