De acordo com a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista, o municpipio teve, até o momento, 17 casos de meningite, em que 3 evoluíram para óbito, sendo todos maiores de 18 anos.
No entanto, o Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Campinas, emitiu orientações referente à vacina meningocócica C, informando que "Neste momento, a imunização está liberada apenas para trabalhadores da saúde"
Já, ´para as crianças e adolescentes, segue a imunização de rotina, conforme calendário do Programa Nacional de Imunização – PNI, nas 29 unidades de saúde do município.
A Secretaria de Saúde reforçou que segue as orientações do Estado de São Paulo para a imunização, bem como as vacinas são enviadas pela GVE-Campinas, que somente enviou para os trabalhadores da saúde. Já a cidade de Extrema segue as recomendações do Governo do Estado de Minas Gerais. Desta forma, assim que a GVE-Campinas atualizar as informações a respeito da imunização, será divulgado através dos canais Oficiais da Prefeitura de Bragança Paulista.
Meningite Meningocócica É uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos e alguns parasitas. Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.