Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
21/09/2022 às 16h43min - Atualizada em 21/09/2022 às 16h43min

Município entra em estado de "extremo alerta", por causa de meningite

Município tem 2 óbitos e 4 casos positivos




De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Extrema (MG), a cidade tem 2 casos de mortes pela doença e, não 4 como foi anteriormente noticiado pelo JBR. Pedimos descuplas pelo equívoco. São 4 casos positivos da doença, que estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde e 2 óbitos positivos.

Mas, a cidade continua em estado de "extrema alerta" e, por isso, a equipe de Vigilância Epidemiológica, salienta que todas as
medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. de Minas.
"Em função do ocorrido, conforme determinação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está vacinando a população para prevenção e impedimento da disseminação da doença meningocócica. A campanhad e vacinação começou no sábado (17), e segue um cronograma e faixa-etária. "Vale ressaltar que quem já se vacinou para Meningite C e/ou ACWY em algum momento da vida, não será necessário dose de reforço", informou a Secretaria de Saúde. "Todas medidas cabíveis para segurança dos munícipes estão sendo tomadas, e ressaltamos a importância do uso de máscaras", frisou.

Transmissão e Prevenção
 
Importante frisar que a doença transmite-se de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A partir disso, medidas de cuidado e prevenção devem ser adotadas como:
• Identificação precoce de possíveis doentes;
• Higienização adequada e frequente das mãos;
• Proteção da boca e nariz ao tossir e/ou espirrar (etiqueta respiratória);
• Manutenção de ambientes arejados e limpos;
• Monitorar o calendário vacinal de crianças e adolescentes, e mantê-lo em dia;
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90