A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (22), a Semana Estadual de enfrentamento do escorpionismo. O objetivo é intensificar as ações e atividades de prevenção do acidente e atendimento oportuno, principalmente, de crianças.
Em Bragança Paulista, a Divisão de Vigilância Epidemiológica realiza visitas casa a casa de segunda a sexta-feira, a fim de vistoriar as residências, bem como orientar os munícipes a respeito dos cuidados, locais onde possam ser encontrados e como evitar os acidentes. Na quarta-feira (24), a equipe fará ação educativa na Feira Livre, na quinta, na Feira Noturna. Já na sexta-feira (26), a ação ocorrerá na unidade de saúde Jardim Iguatemi.
Bairros com mais casos No município, os bairros com maior incidência de casos são: Centro, Jardim São Miguel, Santa Luzia e Vila Aparecida. Em caso de acidente com escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, o recomendado é procurar imediatamente o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que é referência para esse tipo de atendimento.
Orientação A recomendação da Prefeitura é de que a população conserve sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais; mantenha berços e camas afastadas das paredes; examine roupas, sapatos e toalhas antes de usar; vede ralos de chão e pia, elimine as frestas de paredes, muros, pisos, forros e tetos; proteja as soleiras das portas com veda de porta, borracha, rolinho de pano, rodinho ou saco de areia.