O Ministério da Saúde apresentou na segunda-feira (15), o cenário epidemiológico da Monkeypox, bem como as ações de prevenção no Brasil. Até o momento, o Brasil registra 2.893 casos confirmados, em que 3.555 estão em investigação, 3.376 foram descartados e 1 óbito foi registrado. A prevalência da doença está concentrada na região sudeste, especificamente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Bragança Paulista,
De 9 casos notificados, 2 foram confirmados com a Monkeypox, 6 foram descartados e 1 segue em investigação. A Secretaria de Saúde reforça que no dia 26 de julho, foi encaminhado às unidades de saúde da Atenção Básica, para as unidades de Pronto de Atendimento e Hospitais, o alerta epidemiológico nº 08/2022.
No dia 02 de agosto, foi encaminhado o alerta epidemiológico nº 09/2022. Após, foi encaminhado no dia 05 de agosto, protocolo e fluxograma municipal.
A principal forma de proteção da doença é evitar o contato direto com pessoas suspeitas, contaminadas (pele/pele) ou com objetos pessoais contaminados.